Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Simeyzon concede Título de Cidadão Goiano a Rodrigo Sauaia, da ABSOLAR, na cidade de Goiás

26 de Julho de 2017 às 08:25
O presidente do Fórum Permanente de Energia de Goiás acredita que Rodrigo Sauaia tem cumprido um papel relevante no fomento das energias renováveis em Goiás – principalmente da energia solar fotovoltaica.

O deputado Simeyzon Silveira (PSC), presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, e também do Fórum Permanente de Energia, entregou na manhã desta terça-feira, 25, o Título Honorífico de Cidadão Goiano a Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), entidade que representa empresas e profissionais do setor solar fotovoltaico no Brasil.

A entrega oficial aconteceu na cidade de Goiás, durante a solenidade de transferência da capital para o município. Na oportunidade ocorre a instalação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, que Rodrigo Sauaia também recebeu, diretamente do governador Marconi Perillo.

O presidente executivo da Absolar participa das discussões sobre o Fórum desde a primeira reunião, em novembro de 2015, quando o deputado reuniu entidades de classe e especialista no assunto com o intuito de buscar soluções para a crise energética.

O presidente do Fórum acredita que Rodrigo Sauaia tem cumprido um papel relevante no fomento das energias renováveis em Goiás – principalmente da energia solar fotovoltaica -, tendo participado de diversas reuniões do Fórum nos anos de 2016 e 2017.

Currículo

Dr. Rodrigo Lopes Sauaia é cofundador e presidente executivo da ABSOLAR. É cofundador e membro do conselho diretivo do Global Solar Council (GSC), entidade formada pelas principais associações regionais e nacionais do setor solar fotovoltaico e que representa o setor em âmbito internacional. Rodrigo também é consultor estratégico para a área de energia solar fotovoltaica junto ao Greenpeace Brasil.

Sua formação acadêmica inclui doutorado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com colaboração internacional na área de energia solar fotovoltaica realizada no Fraunhofer Institut fur Solare Energiesysteme (Fraunhofer ISE, Alemanha), mestrado em Energias Renováveis com especialização em Energia Solar Fotovoltaica realizado na Loughborough University e na Northumbria University, no Reino Unido, com colaboração internacional realizada no ETH Zurich, na Suíça, além de bacharelado e licenciatura em Química pela Universidade de São Paulo.

Em 2015, foi eleito pela Recharge News Thought Leaders Club um dos formadores de opinião mais influentes em energias renováveis no cenário global e referência na promoção da energia solar fotovoltaica no Brasil. Também em 2015, foi condecorado com a Ordem do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por suas contribuições em prol do desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no Estado de Minas Gerais e no Brasil.

Solenidade em Goiás

Sobre a solenidade de da transferência da capital, mais de cem prefeitos de municípios de Goiás receberam as Comendas, além de governadores dos estados do Mato Grosso do Sul, Alagoas, Roraima, Distrito Federal, Minas Gerais e Piauí.

Ainda receberam a Comenda os embaixadores da Argentina, Alemanha, Congo, Chile, Paraguai, Cingapura, e Sri Lanka, além de ministros do governo federal, deputados estaduais e federais, e pessoas que contribuíram com o estado de Goiás.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.