Ícone alego digital Ícone alego digital

Por iniciativa de Luis Cesar Goiás comemorará a Semana dos Contadores de Histórias

27 de Julho de 2017 às 12:37

De autoria do deputado Luis Cesar Bueno (PT), a matéria que dispõe sobre a inclusão da “Semana Estadual dos Contadores de Histórias” no calendário oficial de eventos educativo-culturais do Estado de Goiás foi sancionada pelo governador Marconi Perillo (PSDB) e está agora garantida em lei publicada no Diário Oficial do Estado, na segunda-feira, 24.

Desta maneira, a Lei nº 19787/17 dispõe que a referida data será celebrada anualmente durante a terceira semana do mês de março. A medida tem como finalidade disseminar informações sobre o patrimônio cultural brasileiro imaterial através de ações que valorizem o ofício de contador de histórias e que estimulem o hábito da leitura. Além disso, traz como objetivo a compreensão das diversas formas de manifestações culturais e a motivação para o estímulo do debate em torno de ações na área da cultura.

O tema, quando da tramitação da matéria na Casa, foi tratado também em audiência pública. Na oportunidade diversas autoridades, representantes políticos e da sociedade civil organizada debateram a importância dos contadores de histórias na formação das crianças e de como eles influenciam para que elas se interessem pela leitura e pelas histórias dos antepassados, bem como, por consequência, a importância em se criar a Semana. Em decorrência da audiência também foi realizada uma minimaratona de contadores de histórias, e 20 deles mostraram sua arte.

Luis Cesar Bueno defende sua iniciativa e lembra que o acesso aos bens culturais é um direito de cidadania e de fator essencial na vida de todo ser humano. "Por sua própria condição humana, homem e mulher são produtores de cultura. E a todos deve ser garantida a fruição do patrimônio cultural historicamente construído.”

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.