Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Proposta de Karlos Cabral propõe calendário diferenciado para vazio sanitário em Goiás

09 de Agosto de 2017 às 15:28

Projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Karlos Cabral (PDT) durante sessão ordinária desta quarta-feira, 9, divide Goiás em duas regiões para o cumprimento do vazio sanitário vegetal para a cultura de soja.

O vazio sanitário compreende o intervalo obrigatório de safras idênticas, ou período em que deve ser total a ausência de plantas em terrenos situados em determinados locais ou áreas geográficas. A intenção é a prevenção e o controle da Ferrugem Asiática (Phakopsora pachyrhizi).

Pela proposta de autoria de Karlos Cabral, o vazio sanitário será de 15 de junho a 15 de setembro nas microrregiões onde estão Aragarças, Iporá, Anicuns, Goiânia, Pires do Rio, Catalão, Vale do Rio dos Bois, Meia Ponte, Sudoeste de Goiás e Quirinópolis.

A intenção de Karlos Cabral é antecipar o plantio nas microrregiões acima para 16 de setembro de cada ano.

Atualmente o plantio pode ocorrer de primeiro de outubro (01/10) à trinta e um de dezembro (31/12) em todo território goiano.

Nos demais municípios como os da região Norte, o vazio sanitário será de primeiro de julho a 30 de setembro de cada ano, com o plantio começando a partir de primeiro de outubro.

“A nossa intenção, com datas diferenciadas para o início do plantio de soja, é melhorar a produção respeitando as características climáticas e legislação dos Estados fronteiriços que influenciam no período do vazio sanitário. A região do Sul do Estado faz divisa com os estados do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. O estado do Mato Grosso do Sul é também um grande produtor de soja e possui o vazio sanitário estipulado de 15 de junho a 15 de setembro anualmente. A mesorregião Sul de Goiás, mesmo tendo características climáticas semelhantes ao Mato Grosso do Sul possui a data do vazio sanitário diferente, iniciada em 1º de julho a 30 de setembro, portanto 15 dias de diferença”, finalizou Karlos Cabral.

                 

 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.