Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa Entrevista

11 de Agosto de 2017 às 12:55
Crédito: Y. Maeda
Programa Entrevista
Entrevista deputado Federal Daniel Vilela
O convidado é o deputado federal Daniel Vilela. No bate-papo com a jornalista Luciana Martins, que já está no ar nesta sexta-feira, ele fala sobre o sobrestamento da denúncia contra Michel Temer.

O programa Entrevista da TV Assembleia recebeu o deputado federal Daniel Vilela (PMDB). No bate-papo com a jornalista Luciana Martins, que vai ao ar nesta sexta-feira, 11, o peemedebista abordou a respeito do seu voto favorável ao sobrestamento da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), e sobre a reforma política que irá votação no `Congresso.

No primeiro bloco do programa, Daniel falou em relação a denúncia enfrentada pelo atual presidente, afirmando que qualquer pessoa que faça algo de errado deve responder perante a Justiça. No entanto, o deputado destacou que é preciso um mínimo de materialidade para que seja imputada um mínimo de responsabilidade. “Não vi elementos suficientes para que possa ser tomada uma atitude tão drástica, como um afastamento de um presidente da República, ainda mais em um momento de crise que o País vive”, afirma.

Daniel Vilela destacou ainda que a crise econômica começa a regredir, e a decisão de arquivar, momentaneamente, a denúncia é correta. “Ninguém que votou a favor do sobrestamento está contra as investigações. As investigações vão ocorrer e a pessoa física Michel Temer irá ser investigada ao final de seu mandato”, enfatiza Daniel.

No segundo bloco do programa, o deputado foi indagado a respeito da reforma política que está em tramitação no Congresso Nacional. “Acredito que existe uma convicção generalizada de que é preciso uma reforma política no Brasil. O atual modelo tem apresentado muitas distorções, situações e a população percebe de fato que não está sendo representada por uma classe política qualificada”.

O parlamentar defende a ideia que não há condições nem tempo para que possa ser colocado um melhor modelo para as próximas eleições de 2018. Segundo ele, hoje é observado e defendido por muitos estudiosos o sistema distrital misto. No entanto, o parlamentar defende o sistema como de transição e não como um sistema definitivo para o futuro do Brasil.

Ao final do programa, Daniel Vilela respondeu aos que fazem críticas contra o sistema “distritão”. "Não sou um defensor definitivo do sistema, mas é preciso reduzir consideravelmente o número de partidos no Brasil. Quem irá definir se o político é merecedor do cargo ou não é o eleitor”, finaliza.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.