Ir para o conteúdo principal
  • 11
  • Ago.
  • 2017
  • 15:24

Comissão da Saúde e Promoção Social

A- A+

SOS Vida AMARelo

Campanha preventiva movimenta Pontalina com palestra sobre depressão, ansiedade e suicídio. A iniciativa foi do deputado Helio de Sousa que integra a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), através da sua Comissão de Saúde e Promoção Social, promoveu nesta sexta-feira, 11, audiência pública no Plenário Neyf Mady, da Câmara Municipal de Pontalina, para debater doenças, tais como a depressão, ansiedade e suicídio. A iniciativa é do deputado Helio de Sousa (PSDB), integrante da Comissão, que faz questão de agradecer o apoio do deputado José Vitti (PSDB), presidente da Alego, para percorrer as regiões de Goiás, levando conhecimento às pessoas pela valorização da vida.

Em Pontalina, compuseram a mesa dos trabalhos, presidida por Helio de Sousa: o prefeito municipal, Milton Ricardo (PMDB); presidente da Câmara Municipal, vereadora Joana D’Arc de Godoi, a professora Joaninha (PTB); vereadores Romilton Diogo e Adalberto de Sousa; secretário de Saúde, Elso Arantes da Silva; secretária de Educação, Sandra Faria; presidente do Conselho Tutelar de Pontalina, conselheiro Robson Vargas; e o delegado de Polícia, Tibério Martins.

O prefeito Milton Ricardo de Paiva deu as boas vindas a todos, agradecendo as presenças de cada um. Enfatizou agradecimentos ao deputado Helio de Sousa por trazer o evento, que considerou um benefício importante para seu município. Deixou claro que a vida vem de Deus e somente Ele pode tirá-la.

Em seguida discursou o deputado Helio de Sousa, que agradeceu o apoio dos anfitriões e destacou a importância da campanha preventiva “SOS Vida AMARelo”, que está levando a todas as regiões do Estado, com apoio do presidente José Vitti (PSDB), bem como de toda a mesa diretora da Alego. Ressaltou o trabalho da equipe da Comissão de Saúde e Promoção Social e da doutora Kelley Marques, neurocoaching e palestrante. Lembrou que antes ninguém admitia falar em câncer, com muita gente sofrendo morte silenciosa, mas que com os avanços, hoje, cerca de 90% dos cânceres são curados. Da mesma forma falou da Aids, lembrando que muita gente sequer chegava perto de um portador da doença, mas que hoje o portador da mesma já pode viver uma vida controlada. “E o nosso trabalho, hoje, é contribuir para levar conhecimento às pessoas para que saibam enfrentar a depressão e ansiedade, que levam ao suicídio", afirmou, lembrando que há três semanas perdeu um colega médico, cirurgião plástico, que ceifou sua vida aos 50 anos, através do suicídio.

Cada um membro da mesa fez uso da palavra, sendo que todos destacaram a importância da audiência pública sobre a valorização da vida. A vereadora Joana D’Arc falou por último, enfatizando agradecimentos a todos que contribuíram para a realização do evento.

Depois foram realizadas apresentações de artistas locais, com destaque para a jovem Cristiane, que fez uma coreografia dançante ao som da música de Ary Barroso, “Aquarela do Brasil”; e a equipe de fiandeiras do município, que deu verdadeiro show de pequenas poesias rimadas, encerrando a apresentação dançando ao som da música de Sidney Magal “Cigana Sandra Rosa Madalena”.

Palestra

Ato contínuo foi desfeita a mesa para dar início a palestra. Kelley Marques enfatizou a importância da prevenção da ansiedade, depressão e estresse, buscando ensinar numa interação perfeita com os participantes as pessoas em como não adoecer. “O foco é não adoecer, então antes de diagnosticar qualquer tipo de patologia, o nosso foco é conduzir com saúde pública a nossa iniciativa”, ressaltou.

A professora doutora também falou que essas patologias estão sendo chamadas de ‘Epidemia silenciosa’ e que é necessário ensinar a população a não viver assim. “Nós temos os dados que dizem que a cada hora, quatro pessoas tentam suicídio no Brasil e uma consegue. Isso mostra a gravidade do problema".

Este trabalho da Comissão iniciou-se no semestre passado, com audiências públicas em São Miguel do Araguaia e Pontalina. As próximas datas agendadas são no dia 18, em Montes Claros; e no dia 25, em Niquelândia. As audiências encerram-se em Goiânia no dia 1º de setembro.

Além da palestra, nessas audiências públicas são realizadas pesquisas qualitativas e quantitativas, que, além de divulgar dados, mostram características de pessoas que passam por essa dificuldade. Os dados serão entregues aos prefeitos municipais e, também, utilizados pelos deputados estaduais com vistas à elaboração de políticas públicas para combaterem essas doenças. A entrega será feita no dia 5 de setembro, quando será realizado um grande evento na Alego, a propósito do Setembro Amarelo.

Assembleia em Tempo Real

21/11/2017

17:06 - Comissão Mista aprova Estado indenizar OS em caso de quebra de contrato

16:53 - Comissão Mista se reúne nesta tarde

16:50 - Sessão ordinária é encerrada no Plenário Getulino Artiaga

16:41 - Aprovada em primeira votação parceria público-privada para desmobilização da Iquego

16:39 - Plenário vota criação de cargos e outras mudanças na Defensoria Pública

16:34 - Plenário aprova Fundo Estadual da Educação Infantil em apoio a creches e pré-escolas

16:30 - Deputados analisam descontos em multas aplicadas pelo Procon

16:12 - Aprovada em 1ª fase alteração em tabela do Código Tributário

15:44 - Santana Gomes parabeniza superintendente do Procon por ações contra postos de combustíveis

15:38 - Lincoln Tejota reforça importância do discutir clima e meio ambiente após participar da COP 23.

15:33 - Nédio Leite destaca visita do vice-governador José Eliton e de secretário da Saúde a Jaraguá

15:30 - Discursos do Pequeno Expediente são iniciados

15:28 - Na apresentação de matérias, deputados formalizam pedido de CPI para investigar preços dos combustíveis

15:27 - Alego recebe projetos da Governadoria

15:09 - Sessão ordinária é aberta em Plenário nesta terça-feira, 21

14:58 - CCJ aprecia 13 projetos e encerra reunião desta terça-feira

14:46 - Programa de assistência ao idoso e política voltada para autistas são aprovados na CCJ

14:39 - CCJ aprova projeto que cria Colégio da Polícia Militar no município de Luziânia

14:10 - CCJ aprova veto do Governador a projeto de Helio de Sousa

14:04 - Deputado Álvaro Guimarães abre reunião da CCJ nesta terça-feira

13:51 - Projeto da Governadoria doa imóvel para reconstrução de praça em Turvânia

12:56 - Curso de Relacionamentos Interpessoais e Resolução de Conflitos tem avaliação positiva

11:52 - Encerrada audiência que debateu o feminicídio em Goiás

11:44 - Representante do Governo se compromete levar demandas ao conhecimento do governador

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000.

Carregando...