Ir para o conteúdo principal
  • 11
  • Ago.
  • 2017
  • 17:31

Curso para estagiários

A- A+

Qualificação de servidores e estagiários foi uma das prioridades da Assembleia no primeiro semestre

Prioridade da gestão da Mesa Diretora, a qualificação profissional de servidores e estagiários, a cargo da Escola do Legislativo e da Secretaria de Recursos Humanos, se deu com a realização de cursos e palestras ao longo do primeiro semestre. No período, foram ministradas 12 atividades voltadas para a qualificação profissional de servidores e jovens que ainda estão cursando o ensino superior e buscam uma oportunidade para o primeiro emprego. A contratação de estagiários na Alego é um projeto social da Casa. O programa de estágios custa menos de 1% do orçamento da Casa e oportuniza a primeira experiência de trabalho para mais de 400 jovens.

A qualificação profissional de servidores e estagiários foi uma das prioridades da Assembleia Legislativa no primeiro semestre de 2017. A Escola do Legislativo ministrou nos últimos seis meses quatro cursos destinados a servidores da Casa. Foram oferecidos em março os temas "Processo Legislativo e Regulamento Administrativo"; "Atendimento ao público por telefone";"Poder Legislativo e Comissões Permanentes" e realizou a primeira edição do projeto Estagiário Cidadão. 

Um total de seis palestras, que abordaram temas como " A Importância do Poder Legislativo"; "Excelência no atendimento e planejamento", além de dois cursos, um de eneagrama e outro de redação oficial, estão entre as atividades promovidas para os estagiários no primeiro semestre deste ano. O setor responsável pela programação foi a Secretaria de Recursos Humanos em parceria com outros departamentos.

Voltada para a qualificação profissional de jovens que ainda estão cursando o ensino superior e buscam uma oportunidade para o primeiro emprego, a contratação de estagiários na Alego é um projeto social do Parlamento goiano. Durante o período em que está na Assembleia, o estudante tem a oportunidade de aprendizado e de colocar em prática o que aprende na sua área de estudo.

Além de serem monitorados, os jovens participam de treinamentos, atividades e seminários relacionados aos seus cursos universitários.

Palestras 

A secretaria de RH promoveu as palestras “Excelência no Atendimento” e “A Importância do Planejamento Estratégico do Marketing Pessoal na Gestão da Carreira”, que contaram com a participação de 171 e 115 estagiários respectivamente .

Numa parceria da secretaria com o setor de Ambientação, Projetos e Obras foram realizadas quatro palestras destinadas aos estagiários de arquitetura e engenharia: “Prática em Engenharia e Arquitetura”, com 73 participantes; “Concepção e projeto da nova sede da Alego", com 46; “Sustentabilidade nas Indústrias de Móveis”, com 22; e “Segurança do Trabalho na Construção Civil”, com 47.

Juntamente com a Escola do Legislativo, a secretaria de RH promoveu o curso de eneagrama, destinado aos estagiários de psicologia, que contou com 30 participantes.

Depoimentos

A estudante de jornalismo e estagiária da Casa, Mayza Martins, 21, afirma que o período de estágio na Assembleia tem sido essencial para sua formação. “O estágio é o lugar onde podemos aprender com pessoas mais experientes que nós, e colocar o que é ensinado durante o curso em prática, está sendo muito importante para mim estagiar aqui na Assembleia", afirma.

Já a estudante de psicologia, Camila Pires da Silva, 22, relembra as oportunidades de aperfeiçoamento que a Assembleia Legislativa oferece aos estagiários. “Já participei de vários cursos e palestras aqui na Alego, todos eles foram importantes para eu entender quais os direitos e deveres do estagiário, além de poder conhecer mais sobre a história da Casa”, conclui. Sustenta que as palestras e cursos oferecidas influenciam a interatividade entre os estagiários. “Me lembro de uma gincana em um curso onde devíamos reproduzir a brincadeira telefone sem fio para aprender a prestar mais atenção aos nossos colegas de trabalho”, conclui.   

A estudante de psicologia e estagiária da Sessão de  Saúde da Assembleia Legislativa de Goiás, Bianka Sousa, 21, relata que além de estagiar em uma área que gosta, teve a oportunidade de conhecer, através dos cursos e palestras oferecidos, mais sobre o funcionamento da Assembleia. “Além de falar sobre nossos deveres e direitos aqui dentro, pude entender como funciona uma Assembleia Legislativa, qual a função de um deputado e de uma comissão, e isso é muito importante,” afirma .

Projeto social

Destinado a estudantes de cursos de nível superior, o programa de estágios da Assembleia Legislativa custa menos de 1% de todo o orçamento da Casa e oportuniza a primeira experiência de trabalho para 442 jovens. O presidente da Casa, deputado José Vitti (PSDB), afirma que se trata de um projeto social do Legislativo e os estudantes, além de capacitação com treinamentos e cursos, também auxiliam no desenvolvimento dos trabalhos da Casa. Os estagiários são lotados em diversas áreas da administração da Assembleia. 

Cada instituição tem políticas e critérios próprios em relação aos processos de gestão e contratação de estagiários. Na Alego, o programa segue um padrão estabelecido há mais de oito anos. A gestão de Vitti tem seguido as definições impostas pelo contrato, firmado em 2016, preenchendo o quantitativo dentro dos limites estabelecidos, que é de no máximo 450 estagiários.

Mas não é apenas o programa de estágio que tem sido sucesso e referência externa. A gestão está realizando estudos internos para modernizar e racionalizar a estrutura administrativa. Na área de concursos públicos, por exemplo, todos os candidatos aprovados no último certame já tomaram posse. "Antes do término da minha gestão, o objetivo é a realização de um novo concurso público para suprir as necessidades da Casa", frisou o presidente.

Ao longo do ano, outras oportunidades serão oferecidas a esses estudantes e também para os servidores da Casa. Entre as atividades já definidas estão um curso para o estagiários de direito. "Nosso objetivo é capacitar esses jovens para que eles tenham maior facilidade de encontrar um bom emprego quando saírem da faculdade. Sabemos que hoje o mercado de trabalho é exigente e competitivo e a Assembleia está cumprindo seu papel social na formação desses estudantes", ressaltou o presidente da Casa, José Vitti (PSDB).

Assembleia em Tempo Real

17/08/2017

13:00 - Secretário da Escola do Legislativo participa da inauguração da Escola do Tocantins

12:39 - Programa Ação Parlamentar com Carlos Antonio está em exibição na TV Assembleia

11:39 - Deputados dão boas-vindas aos novos prefeitos governistas

10:21 - Encerrada a audiência pública que discutiu a Lei nº 19.792

10:15 - Considerações finais são apresentadas na audiência pública que discute a Lei nº 19.792

09:09 - Aberto o momento para apresentação de reinvindicações na audiência pública

09:05 - Componentes da mesa participam de audiência que discute Lei 19.792

09:00 - Promotor de Justiça afirma que audiência cumpre princípios da constitucionalidade

08:58 - Representante da SES ressalta importância da transparência na saúde pública

08:46 - Aberta a audiência pública que discute a lei de transparência para cirurgias pelo SUS

08:16 - Governador propõe programa de enfrentamento das organizações criminosas

07:53 - CCJ faz reunião nesta quinta-feira, 17, às 14 horas, no Solon Amaral

07:34 - Alego realiza audiência pública para debater lei que trata de exames e cirurgias no SUS

07:17 - Sessão ordinária desta quinta-feira, 17, confirmada para as 15 horas

06:48 - Início das atividades

16/08/2017

19:10 - Encerramento das atividades

18:25 - Governo veta artigo e incisos da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2018

17:41 - Alego leva palestra do projeto "SOS Vida AMARelo" nesta sexta-feira, 18, a Montes Claros

16:28 - Álvaro Guimarães encerra reunião da Comissão Mista

16:05 - Reunião da Comissão Mista é aberta no Auditório Solon Amaral

16:01 - Sessão ordinária é encerrada no Plenário Getulino Artiaga

15:58 - TJ sugere criação de cadastro integrado de devedores

15:55 - Data-base do MP passa na 1ª votação

15:54 - Segue para 2ª votação matéria que propõe alienação de imóvel para UEG em Trindade

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000.

Carregando...