Isaura critica redução de verba ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária

16 de Agosto de 2017 às 15:20

A deputada Isaura Lemos (PC do B) subiu à tribuna durante o Pequeno Expediente dessa quarta-feira, 16, para demonstrar sua preocupação com o corte de verbas do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Segundo a parlamentar, o Movimento dos Sem Terra (MST) denunciou uma redução de R$ 30 milhões da verba do Programa, para R$ 9 milhões. Isaura lembrou que o Pronera foi criado no Governo do presidente Lula (PT) e defendeu a necessidade do trabalhador rural ter acesso à educação com programas de ensino fundamental, médio, graduação, técnico e até mestrado.

“Dados demonstram a funcionalidade do Programa. Muitos trabalhadores do campo não tiveram acesso à educação, e muito menos os seus filhos. O Pronera surgiu como um alento para essas famílias, que puderam ter seus filhos alfabetizados e outros com acesso à universidade. Aonde esse Governo Temer (PMDB) quer chegar?”, indagou a deputada.

Isaura disse ainda que mesmo com tantos cortes, o ministro da Fazenda, Henrique Miereilles, anunciou nessa semana que o rombo nas contas do Governo é maior do que se esperava. “O rombo é gigante e não podem dizer que é culpa dos trabalhadores. Os bancos são os verdadeiros culpados, e ainda são apoiados por esse Governo. O trabalhador rural precisa desse Programa para melhorar sua perspectiva de futuro, e esse corte de verba pode acarretar no seu fim”, criticou.