Aberta a audiência pública que discute a lei de transparência para cirurgias pelo SUS

17 de Agosto de 2017 às 08:46

O deputado Francisco Jr (PSD), no exercício da presidência dos trabalhos, declara aberta a audiência pública que aborda a Lei nº 19.792 que promove a “Transparência da lista de espera para exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS)”. O evento é realizado nesta manhã de quinta-feira, 17, no Auditório Solon Amaral do Palácio Alfredo Nasser.

De acordo com Francisco Jr, esta proposta tem a finalidade de solucionar os problemas de acesso à informação e a transparência da gestão pública. Para o parlamentar, a lei da transparência nas filas não quer apenas deixar claro a posição dos pacientes e sim buscar o fim das filas.

“Precisamos investir bem os recursos e fazer isso de forma muito ordenada, distribuindo bem a atenção. A divisão é tripartite e precisamos dividir bem cada atribuição para que os gestores busquem acabar com as filas”, declara o parlamentar.

Para Francisco Jr, esta discussão não busca a complicação do sistema e sim a facilidade, para garantir uma maior organização de todo o sistema e assim viabilizar melhores condições para o trabalho dos gestores e uma otimização do sistema. “Nós precisamos discutir o cumprimento da lei. Então é fundamental estar todos os envolvidos presentes. Aqui nós temos todas as condições humanas para termos um bom debate.”

Mesa

A mesa diretora é presidida pelo autor da proposta, deputado Francisco Jr, juntamente com o superintendente de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais da Secretaria de Saúde de Goiás (SES), Cleudes Baré. Também ocupam a mesa o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde, promotor de Justiça Eduardo Silva Prego; o presidente da Associação dos Hospitais de Goiás (AHEG), Fernando Honorato; e representando todos os prefeitos presentes, o prefeito do município de São Miguel do Araguaia, Nélio Pontes da Cunha (PSDB).