Ícone alego digital Ícone alego digital

Dia do Maçom

18 de Agosto de 2017 às 11:39
Crédito: Y. Maeda
Dia do Maçom
Deputado Virmondes Cruvinel homenageia a entidade pela data
Assembleia promove sessão especial para lembrar a data que é celebrada no dia 20 de agosto. A iniciativa da homenagem é do deputado Virmondes Cruvinel. A sessão nesta sexta-feira, 18, foi no Plenário.

A Assembleia Legislativa de Goiás realizou na manhã desta sexta-feira, 18, sessão especial em homenagem ao Dia do Maçom, que é celebrado anualmente no dia 20 de agosto. O evento foi proposto pelo deputado Virmondes Cruvinel (PPS) e teve lugar no Plenário Getulino Artiaga, situado nas dependências da Casa de Leis.

Em seu discurso, o parlamentar recordou a história dos 300 anos da Maçonaria e sobre a sua atuação no Mundo e na sociedade, desde a fundação em 24 de junho de 1717, em Londres, até os dias atuais.

“A Maçonaria está presente em todos os lugares e sempre fazendo marcos históricos e representando a sociedade com seu posicionamento. Ser maçom é ser exemplo. O maçom tem que buscar seu próprio conhecimento de contribuir para um mundo melhor”, declarou o parlamentar.

O autor da proposta ainda contou um pouco de sua trajetória dentro da Maçonaria, onde construiu amizades e encontrou referências para a sua vida.

“Durante a minha formação, por onde passei, fiz amizades verdadeiras e sempre busquei conselhos dos amigos maçons. Por todos os lugares que ando e andei carrego comigo as referências da Maçonaria e não poderia deixar passar em branco essa data. Aqui na Alego, todos os dias estamos em constantes diálogos e debates, colocando em prática as lições que tirei do aprendizado como maçom”, destacou o deputado.

Virmondes Cruvinel, ao final de seu discurso, agradeceu a participação de todos durante a sessão especial e fez referência aos amigos maçons homenageados na sessão. “Celebramos mais que 300 anos de Maçonaria e celebremos a importância e papel deste grupo na sociedade. Hoje contamos com mais de 70 mil maçons ao redor do mundo”, encerrou.

Selo comemorativo

Em sequência ao evento, foi a oportunidade do representante da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o assessor de Comunicação, Saulo Barros Fernandes, anunciar o lançamento de selo especial em comemoração aos 300 anos da Maçonaria. Na oportunidade, os componentes da mesa também participaram da condecoração e receberam o álbum contendo o selo chancelado.

Durante o momento, o superintendente regional dos Correios, Adiel Costa Macedo, ressaltou a importância da Maçonaria para a sociedade por promover a liberdade, a fraternidade e a igualdade como lemas.

"É uma sociedade que vem trabalhando na construção do bem, através de três pilares que são a liberdade, a fraternidade e a igualdade com um objetivo central, do amor e da justiça. São 330 anos de história de boas práticas e exemplos para a sociedade brasileira.", argumentou o superintendente dos Correios.

Após receber o Certificado Legislativo das mãos do deputado Virmondes Cruvinel (PPS), o homenageado Luis Carlos de Castro Coelho, Eminente Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Estado de Goiás, ocupou a tribuna e de lá agradeceu o parlamentar pela honraria recebida.

Em sua fala, Luis Carlos fez um breve histórico sobre os períodos passados dos quais a maçonaria fez parte e destacou que na atualidade o papel da instituição continua o mesmo e que, com o norte nos pilares da liberdade, igualdade e fraternidade, não se furtou em colocar seu posicionamento político.

“Em nenhuma época a maçonaria deixou de se posicionar na sociedade. E no momento atual de nosso país, que requer uma especial atenção, a maçonaria não poderia deixar de levantar as questões oriundas do desgoverno que controla o nosso país”, salientou.

O Grão-Mestre ainda teceu críticas aos políticos que fazem de seu mandato um meio para desvio de dinheiro público, distribuição de propinas e manutenção do poder.

"Como estou aqui nesta Casa Legislativa, tomo a liberdade para desabafar exatamente em nome da liberdade, da igualdade e da fraternidade", criticou o Grão-Mestre.

Após a fala do homenageado na sessão especial, o deputado Virmondes Cruvinel encerrou a solenidade destacando a importância da comemoração do Dia do Maçom. Para o parlamentar, a data é de extrema importância, pois enaltece o trabalho desse grupo que tanto trabalha para o fortalecimento e melhoria da sociedade.

"Não só eu, mas todos nós saímos daqui hoje mais conscientes de nosso papel de cidadão e certos de que podemos muito fazer com nossa representatividade", finalizou Cruvinel.

 

Mesa

Compuseram a mesa diretiva dos trabalhos o deputado Virmondes Cruvinel, no exercício da presidência dos trabalhos, juntamente com o superintendente executivo da Secretaria de Estado de Governo, coronel Adailton Florentino Nascimento, no ato representando o governador Marconi Perillo; o superintendente de Administração Tributária da Secretaria Municipal de Finanças, Abel Araújo Filho, representante do prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado; e o Grão Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil, Eurípedes Barbosa Nunes.

Também tiveram lugar à mesa, o Eminente Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Estado de Goiás, Luis Carlos de Castro Coelho; o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, Adolfo Ribeiro Valadares; o promotor de Justiça da Septuagésima Quarta Promotoria, Paulo Cesar Torres; o secretário de Estado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Francisco Gonzaga Pontes, o superintendente regional da Empresa de Correios e Telégrafos, Adiel Costa Macedo; o representante do Conselho Federal de Administração, Samuel Albernaz; e o representante da senadora Lúcia Vânia, Luiz Faleiro.

 

Homenageados

Alípio Barbosa Filho, - Membro Ativo da Loja Maçônica Força e União Nº 120;

André Luiz Braga das Dores - Membro Ativo da Loja Maçônica Paz Universal Nº 17; 

Arbane Borges dos Passos - Venerável Mestre da Loja Maçônica “Liberdade e União” Nº 1158;

David Chagas Coutinho - Venerável Mestre da Loja Maçônica “Ordem e Progresso” Nº 1096; 

Hélmiton Kéeller Borges Prateado -  Venerável Mestre da Loja Maçônica Harmonia e Concórdia Nº 165; 

João Alves Parreira, Membro Ativo -  Da Loja Maçônica Força e União Nº 120; 

Maurício José Rodrigues Barbosa -  Venerável Mestre da Loja Maçônica “Acácia Brasiliense” Nº 1083; 

Paulo Cesar Da Silveira - Membro Ativo da Loja Maçônica Vale do Rio Quente Nº 114; 

Warner Geraldes - Venerável Mestre da Loja Maçônica“Lealdade e Justiça 2ª” Nº 1222; 

Wilson Nunes de Oliveira - Venerável Mestre da Loja Maçônica “Obreiros da Paz Ouroverdense” Nº 2490. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.