Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto Politizar

29 de Agosto de 2017 às 18:10
Crédito: Ruber Couto
Projeto Politizar
Fachada da Assembleia
Alunos interessados em participar do projeto Politizar já podem fazer a sua inscrição. O programa é uma parceria da Assembleia e UFG para aproximar estudantes universitários da rotina da Casa.

O projeto Politizar, da Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Assembleia Legislativa, está com as inscrições abertas até o dia 22 de setembro para simulandos de deputados estaduais (41 vagas), de assessores de deputados (41 vagas) e de jornalistas (5 vagas). A iniciativa, iniciada em 2013 e retomada em 2017 na gestão do presidente José Vitti (PSDB), fará entre os dias 07 e 11 de novembro a simulação do processo legislativo brasileiro adotado na Casa.

A partir de treinamentos e simulações de sessões legislativas, os estudantes universitários têm acesso a conhecimentos e rotinas do Poder Legislativo, contribuindo para o entendimento de suas funções e representatividade. As inscrições são destinadas a alunos de graduação e graduados da UFG, bem como da comunidade externa (demais instituições de ensino, públicas e privadas), sem qualquer restrição por curso. 

Os 41 estudantes que simularão as funções dos parlamentares da Alego serão divididos nos seguintes partidos: PSDB (11), PMDB (10), PT (6), PTB (6), DEM (4), PCdoB (3). As siglas foram escolhidas com o objetivo de se manter a fidelidade e representatividade ideológica na simulação, levando-se em conta a diversidade entre os perfis ideológicos de esquerda, centro e direita. 

As atividades iniciais do Politizar foram retomadas na Casa no último dia 09 de agosto, com a abertura de duas bolsas com remuneração de R$ 1 mil e R$ 55 de auxílio transporte, para alunos da UFG que desejassem participar do programa. Seguindo critérios estabelecidos pela universidade, uma das vagas foi preenchida por um discente do curso de Ciências Sociais (cargo de coordenação acadêmica) e a outra por um graduando de Comunicação Social (coordenação); eles terão os trabalhos iniciados no dia 1º de setembro.

Confira, neste link, o cronograma completo do projeto Politizar.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.