Ir para o conteúdo principal

Entrevista com o Ex. Deputado Brito Miranda no Programa Memórias do Legislativo

A- A+

Memórias do Legislativo

O Programa da TV Assembleia exibe entrevista com o ex-presidente da Casa, Brito Miranda, atual secretário do Governo do Tocantins. O programa mostra personagens que fazem parte da história da Casa.

Deputado estadual por quatro mandatos e atual secretário de Governo do Tocantins, José Edmar de Brito Miranda (PMDB), mais conhecido por Brito Miranda, é o entrevistado do Programa Entrevista - Memórias do Legislativo. A entrevista é conduzida pela repórter Luciana Martins e pode ser vista a partir desta segunda-feira, 9,  na programação da TV Assembleia ou também pelo Portal da Casa.

Brito Miranda exerceu a presidência da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) no início dos anos 1990, mais precisamente no biênio 1990 – 1991. Natural de Pedro Afonso (hoje no Estado do Tocantins), filho de Leôncio Miranda e Anaides Brito Miranda, ele formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especializou-se em Direito Agrário. Depois exerceu função de promotor de Justiça. É casado com Marly Carvalho Miranda, com quem tem os filhos Marcelo Miranda (PMDB), atual governador do Estado do Tocantins, Maria da Glória e José Edmar Júnior.

Brito Miranda iniciou sua trajetória política em 1962, quando foi eleito deputado estadual pelo PSD para a quinta Legislatura, sendo o mais jovem parlamentar do país, com 23 anos. Após a outorga do bipartidarismo feito pelo Regime Militar em 1964, o deputado migrou para o MDB, sigla que defendeu durante a sexta Legislatura no Parlamento Goiano.

Em 1983, pelo PMDB, Brito foi eleito deputado estadual pela terceira vez e integrou a mesa diretora da Casa, como 2ª vice-presidente. Em 1987 foi reeleito, e ocupou a vice-presidência e em 1990 assumiu a presidência do Parlamento Goiano. Ele também foi diretor-geral do Departamento de Estrada e Rodagem de Goiás (Dergo) e secretário da Infraestrutura do Estado do Tocantins. 

O ex-parlamentar relembra que era uma época em que os deputados atuavam em prol dos seus municípios, buscando recursos para as suas bases. “Sempre fui um deputado municipalista, meu trabalho era vocacionado em prol das cidades as quais eu representava. A Assembleia era muito ativa e os deputados atuavam muito em favor dos municípios.”

Ele lembra que havia deputados que atuavam de maneira ferrenha fundamentados em seus princípios. Cita como colegas de destaque na época Athos Magno e Antônio Carlos Moura, ambos do PT, que eram muito idealistas, e Vilmar Rocha (PSD), muito atuante na Casa de Leis.

De sua atuação como líder do Governo Henrique Santillo no Parlamento Goiano, Brito recorda suas conquistas. “Fui o único que conseguiu aprovar todas as propostas do governo. Mesmo em um momento em que as propostas eram amargas, porém eram necessárias para a administração do Estado.”

Tocantins

Considerada a maior conquista na sua trajetória política, Brito Miranda recorda como foi o processo de criação do Estado do Tocantins durante o período da Constituinte. Havia pedidos para a criação também dos Estados do Amapá, de Roraima, do Triângulo Mineiro, de Carajás e do Sul do Maranhão. Porém, apenas o Estado do Tocantins foi criado, e os de Roraima e Amapá, que já eram territórios, elevados à categoria de Estado com a Constituição de 1988.

“Um dia fui despachar com Santillo e ele me disse que havia recebido um fax, informando que não seria possível a divisão de Goiás. Já de pé, me despedindo, Santillo me estimulou a continuar nesta tarefa, pois me considerava jeitoso para esta missão. Logo depois, apresentei o requerimento que foi aprovado por unanimidade pelos 41 deputados e o Estado do Tocantins foi aprovado na Constituinte”, destaca.

Após aprovação no Parlamento Goiano, o requerimento foi encaminhado para o Congresso Nacional e a partir desta ação, a divisão do Estado de Goiás foi processada, originando o Estado do Tocantins. “Para a população do Norte do Estado foi um grande avanço e para Goiás também foi. Toda a estrutura de Governo estava aqui em Goiânia, e o Norte era muito carente de tudo, em um período em que o orçamento era muito reduzido.”

Ao final da entrevista, o peemedebista disse que se sente honrado em poder retornar ao Legislativo Goiano, local onde viveu cerca de 16 anos como deputado, líder do Governo e presidente da Casa. Ele apresentou uma mensagem para a juventude goiana: "Tenho a dizer aos jovens que tenham determinação, pois o homem é capaz de enfrentar todas as dificuldades. Apesar da crise que vivemos, enfrentem as dificuldades e mantenham o foco na busca do bem-estar social e de suas conquistas”.

Assembleia em Tempo Real

22/02/2018

18:51 - Encerramento das atividades

18:34 - Assembleia sedia encontro da Associação dos Advogados Criminalistas

17:40 - Governador veta alteração na Lei que cria o Fundo de Transportes na Agetop

16:41 - Em Santa Rita do Novo Destino, Conselho Tutelar necessita de carro

16:36 - Comissão Mista distribui processos e encerra reunião

16:27 - Plenário discute projeto que isenta municípios da exigência de certidões de adimplemento para repasse recursos do Estado

16:25 - Sessão extraordinária é encerrada e comissões são convocadas

16:22 - Imóveis com mais de 350 m² podem ser obrigados a instalar cisterna

16:07 - Mesa Diretora recebe matérias

15:47 - Presidente encerra sessão ordinária e abre sessão extraordinária

15:42 - Delegada Adriana Accorsi encaminha pedido de moção a policiais

15:38 - Começa o Pequeno Expediente

15:36 - Comissões Mista e CCJ são convocadas

15:34 - Assembleia recebe 11 vetos do Governo do Estado

15:28 - Mesa Diretora recebe requerimentos e projetos na sessão ordinária desta 5ª-feira

15:24 - Carlos Antonio ajudará Conselho Tutelar de Goianésia a conseguir equipe multidisciplinar

15:09 - Sessão ordinária é aberta no Plenário Getulino Artiaga

14:58 - Após esgotamento da pauta, reunião da CCJ é encerrada

14:54 - CCJ rejeita projeto que propõe mensagens sobre uso de álcool e drogas em ingressos de shows

14:50 - CCJ aprova modificações em entrega de Título de Cidadão Goiano

14:45 - Comissão aprova projeto que estabelece tempo de vida útil de transportes escolares

14:39 - CCJ aprova projeto que quer evitar que consumidores paguem por água que não consumiram

14:34 - Deputados ouvem indicado ao Conselho Estadual de Educação na CCJ

14:20 - Rejeitado veto a projeto que prevê abrigos para embarque e desembarque de passageiros.

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000.

Carregando...