Deputado Diego Sorgatto divulga vídeo sobre IML de Luziânia

12 de Setembro de 2017 às 15:00

O líder do PSB, deputado Diego Sorgatto divulgou em suas redes sociais um vídeo onde informa que foi pactuado com o apoio do governador Marconi Perillo, que haverá um Edital de Chamamento Público destinado a credenciar uma funerária de Luziânia, em condições técnicas de desenvolver o serviço de necropsia, pondo fim a atual situação vexatória, que envolve desde a longa espera pela retirada dos corpos, distâncias absurdas percorridas por familiares, a até despesas maiores com o funeral.

Sorgatto também anunciou que a licitação para reforma do IML já está na fase final de recursos, tendo a empresa a realizar a obra até sido escolhida, e em breve teremos o início dos reparos.

O deputado atribuiu a omissão e incompetência da Prefeitura Municipal de Luziânia a situação atual do IML, que deixou de ceder um local provisório enquanto perdurassem as reformas, para que se realizassem as necropsias.

O 14º Núcleo Regional de Polícia Técnico-Cientifica de Luziânia (IML), abrange os municípios de Cristalina, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Mimoso de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas, Padre Bernardo e Novo Gama totalizando uma população de quase um milhão de habitantes.

A reforma

Por meio de emenda parlamentar do deputado federal João Campos (PRB-GO) e a articulação do deputado Diego Sorgatto, com o governo estadual para fornecer a contrapartida necessária, a unidade que possui 1.200 metros quadrados construídos será ampliada em mais 800 metros quadrados de edificações.

A parte existente será toda reformada, ganhará piso e teto novos, e terá todas as instalações trocadas, para se adequar às normas da vigilância sanitária. Na ampliação, o IML de Luziânia ganhará uma sala especial para cadáver em putrefação, uma sala para exames de balística, uma sala para necropsia, uma central de climatização para sala de necropsia, uma câmara fria para 40 cadáveres, uma sala de Raio X para cadáveres em geral e outra de Raio X para cadáveres em putrefação.

A unidade também ganhará uma sala de depósitos de evidências ou provas, um laboratório toxicológico, uma sala para exames de antropologia (ossadas), vestiários, dormitórios, banheiros e acessibilidade em todas as instalações. Na parte externa, os estacionamentos serão ampliados, será construída uma guarita, um lava jato para descontaminação de viaturas, estação de tratamento de esgotos, iluminação do pátio e complementação do muro em torno de toda a área.

Assistam ao vídeo por meio do Link abaixo: