Aberta audiência pública sobre os 30 anos do acidente com o Césio-137

13 de Setembro de 2017 às 10:19

A Alego, por iniciativa do deputado Helio de Sousa (PSDB) e do diretor de Assuntos Institucionais, Frederico Nascimento, realiza na manhã desta quarta-feira, 13, no auditório Costa Lima, audiência pública para debater sobre as causas e consequências do acidente com o Césio-137.

A mesa de trabalhos da reunião é presidida por Helio de Sousa e tem como demais membros o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente, Gilberto Marques Neto, representando o prefeito Iris Rezende Machado; o coordenador do Fórum Permanente sobre o Acidente com Césio-137, professor Júlio de Oliveira Nascimento; o representante da Associação Nacional dos Trabalhadores da Produção de Energia Nuclear, Maria Vera Casteliano; a representante dos sobreviventes da Bomba Atômica de Hiroshima e de Nagasaki, Junko Watanabe.

Também compõem a mesa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada de Goiás, Petronilho Alves de Moura; o representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, diácono Ramon Curado; a presidente da Associação das Vítimas do Césio-137, Suely Lina Moraes Silva; o representante da Associação de Cabos e Soldados da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar, capitão Alves; e o diretor do Centro de Atendimento aos Rádio Acidentados, André Luiz de Souza.

O debate vai tratar sobre as causas e consequências do acidente, além de aprofundar a consciência sobre a real situação das vítimas.

A Alego ainda é palco de uma exposição fotográfica com flagrantes publicados à época pela imprensa goiana, incluindo registros de responsabilidade da Fundação Leide das Neves, que foi aberta nesta terça-feira, 12.

As fotos podem ser conferidas no hall de entrada do Palácio Alfredo Nasser, a partir desta terça-feira, 12, até 14 de setembro. O evento é uma realização da Seção de Atividades Culturais da Alego, em parceria com o Fórum Permanente sobre o Acidente com o Césio-137.