Definido planejamento para execução da terceira desocupação predial na Alego

13 de Setembro de 2017 às 12:18

O Plano de Abandono de Área (PAA), a propósito de uma simulação de incêndio no Palácio Alfredo Nasser, prédio da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), e seus anexos, será executado na última semana deste mês de setembro. O planejamento para essa terceira desocupação predial foi traçado nesta quarta-feira, 13, em reunião da Brigada de Incêndio da Alego, na Sala 1 da Escola do Legislativo.

A desocupação predial será coordenada pela Brigada de Incêndio da Alego, com apoio da Seção de Serviços Especiais de Engenharia da Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), da Polícia Legislativa, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Assistência da Polícia Militar (APM) e, naturalmente, do Corpo de Bombeiros. Trata-se de mais uma atividade legal da Brigada de Incêndio da Casa, que conta, hoje, com 86 brigadistas.

Foram definidos os 35 brigadistas que vão atuar como cabeças, meios e fins de fila dentro da Rota de Fuga já sinalizada. Francisco Edison, chefe do Sesmt, esclareceu que o treinamento estratégico é uma exigência da Lei Estadual 15.802/06 que institui o Código Estadual de Proteção Contra Incêndio, Explosão, Pânico e Desastre; e baseado na Norma Técnica nº 17, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.

Além dos brigadistas, participaram da reunião Clayton Moraes Barros, chefe da Divisão de Policiamento, Informações e Controle Operacional da Assembleia Legislativa; Major Franco, representando a Divisão da Assistência da Polícia Militar; e o Cabo Garcia, do Corpo de Bombeiros Militares. A PM vai oferecer o apoio externo e o Corpo de Bombeiros Militares estará atento para atender o chamado, devendo ser comunicado no início da atividade, ou seja, logo depois do corte de energia do prédio e seus anexos.

Falou-se da importância de se ter um plano B, caso a rota de fuga esteja obstruída.

De acordo com o chefe do Sesmt, na simulação de incêndio, entre outros, serão criados focos de fumaça, acionamento de alarme (sirene) e corte de energia com desocupação real do prédio da Assembleia com orientação dos brigadistas, operação que deverá ser feita em menos de seis minutos. “Acreditamos que na execução desta simulação de incêndio vamos alcançar o tempo ideal, que é de cinco minutos, até mesmo pela experiência adquirida nas duas primeiras desocupações”, frisou.

E acrescentou: “A nossa meta é realizar esse evento semestralmente, para estarmos realmente preparados para salvar vidas num caso real de incêndio”, afirma Francisco Edison.

Através de circular, assinada pelo diretor-geral da Casa, Renato Meneses Tôrres, os coordenadores de Divisões e chefes de Seções já foram informados do evento.