Cinema goiano na TV

Crédito: Denise Xavier
Cinema goiano na TV
Programa Cinemania 3
Programa “Cinemania”, recentemente integrado à grade da TV Assembleia, recebe nesta edição a professora e roteirista Elianda Tiballi. A apresentação é do jornalista e cineasta Ranulfo Borges.

O novo programa da TV Assembleia, o "Cinemania", com a apresentação do jornalista Ranulfo Borges, servidor da Casa e também cineasta, recebe nesta edição a professora e roteirista Elianda Tiballi. A convidada fala sobre o seu trabalho ao lado de um dos maiores nomes do cinema goiano: Luiz Eduardo Jorge. A entrevista entrará na grade da programação nesta sexta-feira, 22, às 17 horas.

O cineasta e professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Luiz Eduardo Jorge faleceu em maio deste ano, vítima de uma infecção. Diretor de 26 filmes com temas sociais, históricos e culturais, reconhecido com 60 premiações nacionais e internacionais, destacou-se por trabalhos como “Césio 137: O brilho da morte” (2003), Passageiros da Segunda Classe (2001), Subpapéis (2008), Bubula, o Cara Vermelha (1999), Antecipando o Absurdo (2001) e Rosa: Uma História Brasileira (2010).

Elianda Tiballi elucidou diversos aspectos de Luiz Eduardo, como a criação de um estilo cinematográfico que tinha como principal característica “dar voz aos excluídos”. “Ele dirigia uma fotografia que era não só de dar voz a esses excluídos, mas principalmente de captar desses personagens, numa situação de exclusão, de segregação, de preconceito, a humanidade que eles ainda apresentavam”, disse.

A entrevistada classificou “Passageiros da Segunda Classe” como uma das obras mais marcantes do cineasta. Para ela, foi uma denúncia de extrema importância para que fosse revelado à sociedade como os manicômios de todo o Planeta tratavam seus pacientes. Para produzir o filme, Luiz Eduardo passou dois anos vivenciando a rotina do extinto hospital psiquiátrico Adauto Botelho, demolido em Goiânia na década de 1990. “Não tem ficção. É um filme que revela a maldade humana”, ressaltou.

Na oportunidade, Elianda Tiballi fala sobre a parceria de Luiz Eduardo Jorge com o alemão Jesco von Puttkamer e de outros assuntos. Logo após a exibição do programa, os telespectadores também poderão conferir o filme “Césio 137: O brilho da morte”, já que o ano de 2017 marca os 30 anos da tragédia com o césio-137 ocorrido em Goiânia, capital de Goiás, em setembro de 1987.

A entrevista pode ser conferida na programação da TV Assembleia pelo canal 8 da Net, na TV aberta pelo (61.2) ou acessando o seguinte linkhttps://site.al.go.leg.br/midia/tv.