Projeto Politizar tem inscrições prorrogadas até o dia 26 de setembro

22 de Setembro de 2017 às 13:10
O projeto Politizar, da Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Assembleia Legislativa, teve as inscrições prorrogadas até o dia 26 de setembro. Estudantes de nível médio e superior que desejam exercer a função de deputados estaduais (41 vagas), de assessores de deputados (41 vagas) e de jornalistas (5 vagas) ainda podem se inscrever até a próxima terça-feira nesse link.
O projeto, iniciado em 2013 e retomado em 2017 na gestão do presidente José Vitti (PSDB), fará entre os dias 07 e 11 de novembro a simulação do processo legislativo brasileiro adotado na Casa. A partir de treinamentos e simulações de sessões legislativas, os estudantes universitários têm acesso a conhecimentos e rotinas do Poder Legislativo, contribuindo para o entendimento de suas funções e representatividade.

As inscrições são destinadas a alunos de graduação e graduados da UFG, bem como da comunidade externa (demais instituições de ensino, públicas e privadas), sem qualquer restrição por curso.
Os 41 estudantes que simularão as funções dos parlamentares da Alego serão divididos nos seguintes partidos: PSDB (11), PMDB (10), PT (6), PTB (6), DEM (4), PCdoB (3). As siglas foram escolhidas com o objetivo de se manter a fidelidade e representatividade ideológica na simulação, levando-se em conta a diversidade entre os perfis ideológicos de esquerda, centro e direita.

As atividades iniciais do Politizar foram retomadas na Casa no último dia 09 de agosto, com a abertura de duas bolsas com remuneração de R$ 1 mil e R$ 55 de auxílio transporte, para alunos da UFG que desejassem participar do programa. Seguindo critérios estabelecidos pela universidade, uma das vagas foi preenchida por um discente do curso de Ciências Sociais (cargo de coordenação acadêmica) e a outra por um graduando de Comunicação Social (coordenação); eles terão os trabalhos iniciados no dia 1º de setembro.
Confira, no link, o cronograma completo do projeto Politizar.