Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Karlos Cabral entregou Título de Cidadão Goiano ao Padre Geraldo

22 de Setembro de 2017 às 14:20
Parlamentar pedetista foi o autor da honraria concedida ao líder religioso que se destacou na luta contra os excluídos da sociedade

Na noite desta quinta-feira (21/09) o deputado Karlos Cabral (PDT) homenageou o padre jesuíta Geraldo Marcos Labarrére Nascimento, com o Título de Cidadão Goiano, no plenário da Assembleia Legislativa de Goiás. O líder religioso prestou grandes serviços sociais no Estado, ao longo de 21 anos de atuação.

Estiveram presentes na solenidade a deputada estadual Adriana Accorsi (PT), o ex-deputado e atual presidente da CUT Goiás Mauro Rubem, a ex-deputada e representante do Governador Lamis Cosac, a ex-vereadora por Goiânia, Cidinha Siqueira, o secretário Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Filemon Pereira Miguel, a presidente do Centro Cajueiro, Arilene Martins, além do representante do senador Wilder Morais, Vanderley Correto.

Além dos discursos das autoridades houveram apresentações artísticas de destaque, como: a dança da cadeirante Maria Clara e o professor André Caio; a voz e violão da cantora Elia Maria; e a entoação do "Cordel para Geraldinho", proferido pela poetiza Joana Reis.    

 

Discursos da Mesa Diretiva   

O deputado Karlos Cabral foi o primeiro a discursar na solenidade. Ele destacou as atividades que o padre exerceu à frente da Casa da Juventude. “Homenagear o Geraldo é fazer jus a sua luta e à pregação do evangelho. Essa luta é muito bem representada pelo Geraldo, que é mineiro, mas se fez goiano de coração. Eu conheci o Geraldo na Casa da Juventude, um espaço que por mais de 30 anos se fez uma casa de oportunidades e que transformou centenas ou milhares de jovens”.

O parlamentar pedetista destacou as ações beneficentes de Padre Geraldo por mais de duas décadas em Goiás, que foi interrompido pois o sacerdote estava sendo ameaçado por conta de queixas que realizou contra a violência policial presenciada. “Após o padre ser transferido para São Paulo depois de 20 anos em Goiás, por conta de perseguições por denúncias contra violência policial, a Casa da Juventude foi fechada. Mataram a Casa da Juventude, e apagaram a vida de muita gente junto, mas não mataram a semente que caiu no chão e dessa semente nasceu o Cajueiro”, revela.

Amiga de longa data do homenageado, Carmem Lúcia Teixeira foi convocada a discursar sobre a trajetória do Padre. “Faz tempo que ele está exercitando para ser goiano. Quando o acolhi em Goiás percebi o quanto ele se entusiasmava com tudo que ele fazia e isso nos entusiasmava também. Umas das coisas que percebemos na Casa da Juventude é que, quando você trabalha com jovens e pobres, terá muitas barreiras pela frente. Ele nos ensinou a enxergar mais longe, porque ele foi educando nosso olhar com sua sensibilidade. Aprendemos com ele que precisamos ter esperanças mesmo que não haja como tê-las”, afirmou.

Padre Geraldo Nascimento disse estar muito grato pela honraria recebida e, salientou ainda, a importância do direito e respeito às diferenças. Falou também sobre o direito e o respeito à pessoa humana e as diferenças. “A gente não se dá conta que o mundo está andando, que a gente agarra em um anzolzinho e continua agarrado. Eu só trabalho com gente excluída, vamos imaginar uma homenagem aos excluídos. Essa homenagem eu ganhei pelos excluídos, pessoas excluídas estruturalmente e intencionalmente. Não temos que viver pagando pedágio para os outros, nós somos um povo quase adulto, temos que pensar nas pessoas que vivem aqui. O mundo está crescendo e evoluindo, temos que nos adaptar às situações atuais, ao povo, ao respeito. A gente aprende com o povo, com os torturados, com os gays. Nós temos que acreditar que o mundo vai melhorar, mas não na teoria, temos que acreditar na prática. A gente acha que as pessoas são merecedoras de caridade, mas elas são merecedoras de direito.  Pessoas merecem respeito, independentemente de quem for”, finalizou. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.