Advogados criminalistas

Crédito: Ruber Couto
Advogados criminalistas
Reunião da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas
Simeyzon Silveira promoveu na 6ª-feira palestra sobre crimes como lavagem de dinheiro, com a participação de estudantes e o presidente da Associação dos Advogados Criminalistas, Alex Neder.

O deputado Simeyzon Silveira (PSC) recebeu na Assembleia Legislativa de Goiás nesta sexta feira, 22, estudantes membros e o presidente da Associação dos Advogados Criminalistas (Abracrim-GO), advogado Alex Neder,  para uma palestra sobre crimes como lavagem de dinheiro. O deputado colocou a Casa à disposição da classe, para tratar de assuntos de interesse da sociedade, e em seguida repassou a palavra para Alex Neder, que deu início a reunião.

O advogado Leão Aparecido Alves, juiz federal titular da 11ª Vara Federal de Goiás, professor e pós-graduado em Direito Penal, Processo Penal e Ciências Penais, proferiu a palestra abordando temas como lavagem de dinheiro, cegueira deliberada e auto lavagem. Ele detalhou as leis e crimes que se enquadram nessas infrações, demonstrando exemplos de leis nacionais e internacionais. Relatou também um caso julgado por ele mesmo.

Os debatedores da palestra foram Alex Neder, presidente da ABRACRIM-GO, e o Dr. Marcelo di Rezende, Conselheiro Federal da Associação. Eliton Marinho diretor de eventos da ABRACRIM, também participou.

Como temática da palestra, o juiz federal, Leão Aparecido Alves, explicou o porquê de a lavagem de dinheiro, crime onde dinheiro ganho de forma ilícita é transformado em dinheiro licito, é um dos crimes mais complexos de investigação por parte do Ministério Público. “Em parte essa dificuldade se deve porque a lei é muito nova, é de 1998, temos apenas 19 anos de experiência nessa área”, explicou.

O juiz falou sobre a auto lavagem, “acontece na seguinte situação, a pessoa que cometeu o crime de corrupção ou peculato ele próprio procede a lavagem de dinheiro e não por terceiros. Em alguns países a auto lavagem não é punida, mas no Brasil é passível de punição”.

O presidente da Abracrim, Alex Neder, falou da associação e dos desafios da atuação dos advogados criminalistas, “Hoje nós lutamos pela respeitabilidade do advogado, porque o advogado luta pelos direitos constitucionais do indivíduo. Ele não defende nem o crime, nem o criminoso. Também lutamos pelas prerrogativas do advogado”, afirmou.

Alex também agradeceu ao deputado Simeyzon  pelo apoio ao evento e falou de sua importância “Esse evento possibilita o bom debate, fomenta a cultura, o conhecimento de legislação, a opinião do juiz, do advogado, das pessoas, enfim, sai todo mundo enriquecido”, frisou.

Simeyzon afirmou que a Casa de leis é o lugar para as grandes discussões e por isso tem trazido debates importantes, “Aqui é a Casa dos debates, aqui é que se deve discutir os grandes temas. Hoje a Abracrim traz um debate importante em um momento em que o Brasil discute tantas questões relacionadas a corrupção”, disse.

O parlamentar também salientou que a Assembleia Legislativa ganha muito quando traz discussões da sociedade civil organizada para a Casa. “Foram discutidos temas que são atuais e do interesse de estudantes e advogados já formados, como a lavagem de dinheiro, e temas da área criminal. Coloquei meu mandato à disposição da ABRACRIM para eventos e discussões futuras”, afirmou.