Brigada de Incêndio vai executar terceira desocupação predial na Alego

25 de Setembro de 2017 às 11:20

O Plano de Abandono de Área (PAA), a propósito de uma simulação de incêndio no Palácio Alfredo Nasser, prédio da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), e seus anexos, provavelmente será executado nesta segunda-feira, 25, em horário indefinido. O planejamento para essa terceira desocupação predial foi traçado na quarta-feira, 13, em reunião da Brigada de Incêndio da Alego, na Sala 1 da Escola do Legislativo.

A desocupação predial será coordenada pela Brigada de Incêndio da Alego, com apoio da Seção de Serviços Especiais de Engenharia da Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), da Polícia Legislativa, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Assistência da Polícia Militar (APM) e, naturalmente, do Corpo de Bombeiros. Trata-se de mais uma atividade legal da Brigada de Incêndio da Casa, que conta, hoje, com 86 brigadistas.

Foram definidos os 35 brigadistas que vão atuar como cabeças, meios e fins de fila dentro da Rota de Fuga já sinalizada. Francisco Edison, chefe do Sesmt, esclareceu que o treinamento estratégico é uma exigência da Lei Estadual 15.802/06 que institui o Código Estadual de Proteção Contra Incêndio, Explosão, Pânico e Desastre; e baseado na Norma Técnica nº 17, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.

De acordo com o chefe do Sesmt, na simulação de incêndio, entre outros, serão criados focos de fumaça, acionamento de alarme (sirene) e corte de energia com desocupação real do prédio da Assembleia e seus anexos com orientação dos brigadistas, operação que deverá ser feita em menos de seis minutos. “Acreditamos que na execução desta simulação de incêndio vamos alcançar o tempo ideal, que é de cinco minutos, até mesmo pela experiência adquirida nas duas primeiras desocupações”, frisou.

E acrescentou: “A nossa meta é realizar esse evento semestralmente, para estarmos realmente preparados para salvar vidas num caso real de incêndio”, afirma Francisco Edison.

Através de circular, assinada pelo diretor-geral da Casa, Renato Meneses Tôrres, os coordenadores de Divisões e chefes de Seções já foram informados do evento.