Projetos dos deputados aprendizes do “Politizar” podem ser enviados para organização do evento até dia 27

11 de Outubro de 2017 às 17:40
Crédito: Sergio Rocha
Fachada da Assembleia Legislativa de Goiás
O projeto Politizar realiza mais uma etapa das atividades previstas para um período de três meses. A iniciativa da Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Assembleia, foi lançada em 2013 e retomada em 2017 na gestão do presidente José Vitti (PSDB). De 07 e 11 de novembro, haverá a simulação do processo legislativo brasileiro adotado na Casa. Cada participante deve produzir um projeto de lei e enviá-lo até o dia 27 deste mês para o e-mail projetopolitizar.org@gmail.com e, após serem corrigidos, serão reenviados aos autores. Assim que a inscrição é feita, os aprendizes já podem protocolar suas proposições.

O projeto Politizar, da Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Assembleia Legislativa, está realizando mais uma etapa das atividades previstas para um período de três meses. A iniciativa, que teve início em 2013 e retomada em 2017 na gestão do presidente José Vitti (PSDB), fará entre os dias 07 e 11 de novembro a simulação do processo legislativo brasileiro adotado na Casa.

Os participantes que simularão como deputados devem produzir um projeto de lei e enviá-lo até o dia 27 deste mês para o e-mail projetopolitizar.org@gmail.com e, após serem corrigidos, serão reenviados aos autores. Assim que a inscrição é feita, os aprendizes já podem protocolar a sua proposição, a qual será revisada pela organização do Politizar quanto à forma e redação e, em seguida, distribuída para a comissão competente.

Entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, as proposituras receberão relatório e parecer das comissões que tramitarão. Para elaborar os pareceres, os relatores serão escolhidos por sorteio. A abertura e posse simbólica dos parlamentares será feita no dia 7 de novembro, às 19h30, no Auditório Lauro de Vasconcelos, localizado na Faculdade de História.

A partir dos treinamentos que estão sendo feitos e das simulações de sessões legislativas, ao final do processo, 87 aprendizes terão tido acesso a conhecimentos e rotinas deste Poder Legislativo. O objetivo é contribuir para o entendimento deles sobre as funções de um Parlamento e sua representatividade.

Participarão do Politizar alunos de graduação e graduados da UFG, bem como da comunidade externa (demais instituições de ensino, públicas e privadas), sem qualquer restrição por curso. São 41 vagas para aprendizes de deputados estaduais, 41 vagas para assessores de deputados, e cinco vagas para jornalistas.

Treinamento

A capacitação dos participantes foi realizada nos 28, 29 e 30 de setembro nas Faculdades de História e de Ciências Sociais da UFG e reuniu cerca de 200 pessoas, entre organizadores, ouvintes e selecionados. "Nosso objetivo é construir aprendizados e não somente fazer figuração. É preciso, anteriormente à fase de simulação, proporcionar o mínimo de capacitação sobre as atribuições de um deputado estadual, as estruturas e normas da Assembleia Legislativa, a elaboração e o ritual de votação de projetos de lei, além dos aspectos técnicos de produção de conteúdo jornalístico", explicou o coordenador geral do projeto, professor Robert Bonifácio.

Os procuradores do quadro da Procuradoria desta Casa de Leis, Murilo Teixeira Costa e Ruth Barros Pettersen, ministraram palestras durante o treinamento. As “Competências e Técnicas Legislativas" foram abordadas por Murilo Teixeira no dia 28, e as "Noções sobre Regimento Interno e Processo Legislativo" foram apresentadas por Ruth Pettersen no dia 29. Já o "Processo Político Brasileiro, Instituições e Democracia" foi discutido no dia 30 pela coordenadora acadêmica do Politizar, Crislâini Nunes.

Além das palestras, a organização ofereceu convenções partidárias e oficinas de capacitação aos aprendizes de deputados, assessores e jornalistas. As convenções partidárias ocorreram para auxiliar na formação de alianças parlamentares antes da simulação. Após o PCdoB, PMDB, PSDB, PR, PSB e PT escolherem os seus líderes, os representantes destes partidos partiram para coletiva de imprensa com jornalistas do projeto.

Também houve indicação de parlamentares aprendizes que farão parte das comissões selecionadas; são elas: Comissão de Constituição Justiça e Redação; Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa e Comissão de Educação, Cultura e Esporte.