Ícone alego digital Ícone alego digital

Helio de Sousa apresenta projeto para o Dia de Conscientização do Câncer de Estomago

16 de Outubro de 2017 às 12:36

O Dia de Conscientização e Orientação sobre o Câncer de Estomago, a ser lembrado todo dia 28 de setembro, poderá ser incluído no Calendário Cívico Cultural de Goiás caso o projeto do deputado Helio de Sousa (PSDB) seja aprovado e sancionado pela Governadoria.

Segundo Helio de Sousa, com a criação do Dia Estadual de Conscientização e Orientação sobre o Câncer de Estômago no Estado de Goiás, previsto no processo legislativo nº 3918/17, será possível promover a conscientização e a prevenção desta doença que pode vir a atingir parte da população. “Busca-se assim, alertar a sociedade através de campanhas educativas”, explicou o deputado.

O projeto relata que o câncer gástrico é a 53ª neoplasia mais incidente em todo o mundo, a cada dia aumentando mais a sua incidência, sendo superado apenas pelo câncer de pulmão, de mama, de próstata e colo retal. Esclarece que a sua incidência é dependente de prevalência de fatores de riscos muito ligados a condições socioculturais e econômicas.

Este tipo de doença acomete tanto pacientes idosos quanto os mais jovens, e ele se dá por diversas causas, entre elas: pela ingestão de alimentos com grande teor de sal e tabaco, o exagerado consumo de álcool, as doenças de refluxo gástrico e a genética familiar.

O projeto se encontra nas comissões  técnicas. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.