Atenção aos Idosos

Crédito: Sérgio Rocha
Atenção aos Idosos
Brasil e seu Envelhecimento Populacional
Assembleia Legislativa de Goiás realizou, nesta quinta-feira, 19, audiência pública com o tema “Brasil e seu Envelhecimento Populacional”. A iniciativa foi da deputada Delegada Adriana Accorsi.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás foi sede, na manhã desta quinta-feira, 19, de audiência pública que discutiu a situação do idoso. O evento foi uma iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), e teve como tema “Brasil e seu Envelhecimento Populacional”. Realizada no Auditório Solon Amaral da Casa de Leis, a audiência foi promovida em parceria com a Associação dos Psicólogcos de Goiás (Apsigo).

A deputada presidiu a mesa de abertura dos trabalhos, que contou também com a presença do promotor de justiça Wagner Jerson Garcia, da delegada da Delegacia Especializada em Atendimento ao Idoso, Ana Lívia Batista Alves de Paiva, do mestre em Psicologia Wadson Arantes Gama, e da presidente do Conselho Municipal do Idoso, psicóloga Marli Bueno de Castro. A abertura foi marcada também pela apresentação cultural da Cia de Teatro Senhoras do Cerrado.

O objetivo da reunião foi desenvolver um documento que será encaminhado para todas as instituições e órgãos responsáveis por assegurar direitos sociais da pessoa idosa e também criar condições de promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

A deputada Adriana Accorsi destacou que são extremamente importantes ações voltadas para atenção aos idosos. “Temos uma população que está envelhecendo muito rápido e precisamos ter políticas públicas voltadas para essa parte da sociedade. Todos os idosos devem ter acesso a serviços públicos de qualidade e de ser cuidado pela comunidade.”

Ela disse ainda que é preciso colocar em prática o Fundo do Idoso em Goiânia. O fundo foi criado por uma lei municipal em 2016 e ainda não está funcionando. Neste sentido, ela informou que fez um requerimento direcionado ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), cobrando a inauguração do Fundo do Idoso em Goiânia. “Ao final desta reunião vamos formular também um documento de ação conjunta para que todas as autoridades possam trabalhar juntas na luta dos direitos dos idosos.”,

A audiência foi enriquecida ainda com a participação dos psicólogos Marli Bueno de Castro e Wadson Arantes Gama. Marli tratou do assunto pertinente à efetivação das políticas públicas com problematização no atendimento público da pessoa idosa, regulamentação, cortes nas verbas, criação de secretária própria para a pessoa idosa e necessidade de criação de casas de acolhida, instituição de longa permanência e comunidades terapêuticas. Já Wadson Arantes Gama tratou do Estatuto do Idoso.

A titular da Delegacia Especializada em Atendimento ao Idoso, Ana Lívia Batista de Paiva, destacou que é preciso avançar quando o assunto é atendimento ao idoso. “Não acredito que os casos de maus tratos contra os idosos têm aumentado. Eu acredito que as pessoas estão tomando coragem e estão denunciado mais. Qualquer crime ou violência contra o idoso deve ser denunciado. Temos que cultivar o respeito à pessoa idosa”, explicou Ana Lívia.

O promotor de justiça Wagner Jerson Garcia lembrou que em breve o número de idosos no Brasil irá ultrapassar o número de crianças. O Brasil é o sexto país com mais número de idosos no mundo. Apesar disto, o promotor informou que, dos 246 municípios goianos, apenas 80 contam com conselho municipal de idosos. “Esses idosos de hoje, foram eles que criaram o que estamos vivendo atualmente. Estamos aqui porque eles existem. Precisamos de uma delegacia de atenção ao idoso, pois Goiânia conta apenas com uma delegacia na capital. É inadmissível que um idoso tenha que andar longas distâncias para fazer uma denúncia de maus tratos ou até mesmo relatar crimes.”

Ao encerrar a reunião, Adriana Accorsi disse ter a expectativa de que o eoncorro ajude na criação de documentos e novas ações na atenção aos idosos.