Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Karlos Cabral promove sessão em homenagem ao movimento artístico Art Déco

19 de Outubro de 2017 às 15:50
Sessão especial visa resgatar a contribuição de várias personalidades para a arquitetura art déco da capital.

O deputado estadual Karlos Cabral (PDT), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa, realiza nesta sexta, 20, as 19 horas, no Plenário Getulino Artiaga, Sessão Solene em homenagem à Sociedade Art Déco de Goiânia. A solenidade tem o objetivo de resgatar a contribuição de várias personalidades para a arquitetura art déco da capital.

Recém-fundada, a Sociedade Art Déco de Goiânia tem o objetivo de valorizar o movimento artístico que marca a arquitetura goianiense e chamar a atenção da população para a importância da preservação do acervo art déco em Goiânia, um dos principais do país.

Para Karlos Cabral, a homenagem visa reconhecer as pessoas que trabalharam e ainda trabalham pela valorização e conservação do movimento art déco na capital do Estado. “É uma oportunidade para homenagearmos várias personalidades como o ex-governador Pedro Ludovico Teixeira, o urbanista responsável pelo projeto da capital, Atílio Corrêa Lima, entre outros nomes que ainda hoje desenvolvem papel importante no resgate dessa cultura”, cita o parlamentar.

Art Déco em Goiânia

O Art Déco é um estilo decorativo de artes aplicadas, desenho industrial e arquitetura caracterizada pelo uso de materiais novos, marcado pelo rigor geométrico e predominância de linhas verticais, que teve origem na França, em 1925.

O urbanista Atílio Corrêa Lima, responsável por desenhar a capital, havia recém-chegado de Paris, onde estudou urbanismo, e de lá trouxe as ideias de arquitetura que influenciaram seu trabalho.

O acervo arquitetônico Art Déco de Goiânia é um dos mais significativos do país. Em 2003, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou 22 prédios e monumentos públicos, o centro original de Goiânia e o núcleo pioneiro de Campinas.


SERVIÇO

Sessão Solene em Homenagem a Sociedade Art Déco em Goiânia

Data: 20 de novembro de 2017                 

Horário: 20h

Local: Plenário Getulino Artiaga – Assembleia Legislativa de Goiás

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.