Ícone alego digital Ícone alego digital

Vitti entrega título de cidadão goiano ao prefeito João Doria em solenidade na Assembleia na quinta-feira, 19

19 de Outubro de 2017 às 18:15
Crédito: Ruber Couto
Vitti entrega título de cidadão goiano ao prefeito João Doria em solenidade na Assembleia na quinta-feira, 19
Entrega de Título de Cidadão Goiano ao Prefeito de São Paulo João Doria
O presidente da Assembleia, José Vitti (PSDB), presidiu na quinta-feira, 19, sessão solene de entrega do Título Honorífico de cidadão goiano ao prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), em evento prestigiado pelo governador Marconi Perillo, o vice José Eliton, o prefeito Iris Rezende, e o presidente do Tribunal de Justiça, Gilberto Marques, dentre outras autoridades. Depois de destacar a biografia do homenageado, Vitti destacou a importância dele como interlocutor na vinda de indústrias para o Estado, assim como na luta pela convalidação dos incentivos fiscais. “Eu, que também sou empresário, líder classista e árduo defensor do setor produtivo, sei que o papel de João Doria na atração de investimentos para Goiás nem sempre apareceu como deveria, mas seus frutos são inquestionáveis. Eu posso atestá-los e avalizá-los pessoalmente”, disse.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na quinta-feira, 19, às 17 horas, no Plenário Getulino Artiaga, sessão solene extraordinária para entrega do Título Honorífico de Cidadão Goiano ao prefeito de São Paulo, João Agripino da Costa Doria Junior (PSDB), conhecido como João Doria.

A outorga foi concedida por iniciativa do deputado José Vitti (PSDB), presidente da Alego. O Projeto de Lei n° 1982/17 foi aprovado pelos deputados estaduais e sancionado pelo governador Marconi Perillo (PSDB).

José Vitti presidiu a sessão solene que foi prestigiada por várias lideranças políticas, dentre elas, o governador Marconi Perillo (PSDB), o vice-governador José Eliton (PSDB), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Gilberto Marques Filho, o deputado federal, Fábio de Sousa (PSDB), o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), o representante da Assembleia Legislativa de São Paulo, Rogério Nogueira; o deputado estadual por São Paulo, Antonio Goulart,  parlamentares estaduais , secretários estaduais, prefeitos de vários municípios e demais autoridades do Estado, além de lideranças classistas.

José Vitti iniciou seu pronunciamento contando que ouviu muitos questionamentos sobre o porquê deste Parlamento conceder a homenagem a João Doria. “Acredito que muitas pessoas ainda não saibam da importância de sua atuação para atrair novas empresas, negócios e investimentos para o nosso Estado”, disse, se dirigindo ao prefeito paulistano.

“Eu, que também sou empresário, líder classista e árduo defensor do setor produtivo, sei que o papel de João Doria na atração de investimentos para Goiás nem sempre apareceu como deveria, mas seus frutos são inquestionáveis. Eu posso atestá-los e avalizá-los pessoalmente”, disse.

Conforme o presidente do Legislativo goiano, Doria emprestou sua credibilidade como empresário e seu trânsito político junto ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para evitar que houvesse uma guerra fiscal entre os Estados. “Sua ação como interlocutor resultou na convalidação e consolidação dos incentivos fiscais concedidos pelo Governo de Goiás”, disse. Iniciativa esta, que segundo Vitti, contribuiu na permanência de grandes empresas e, consequentemente, na manutenção de milhares de empregos no Estado.

José Vitti ressaltou, ainda, que a história de João Doria demonstra como a prática empresarial pode inovar a gestão da administração pública. Ele elucidou que a sua ampla bagagem o levou a fundar a Grupo de Líderes Empresariais (Lide), que, de acordo com ele, tem sido uma parceria para Goiás, trabalhando em sintonia com o governador Marconi Perillo (PSDB), com grandes resultados para o desenvolvimento da economia goiana.

Ainda na tribuna, José Vitti afirmou estarem presentes na solenidade dois grandes gestores públicos que espelham o futuro do País. “Com perfil arrojado, inovador e republicano, acredito que o prefeito João Doria soma-se ao governador Marconi Perillo como expoentes da atual geração de líderes políticos do Brasil e também do PSDB”.

Ao se dirigir diretamente ao homenageado, já encerrando seu discurso, Vitti pediu para que João Doria “carregasse com carinho a honra de ser o mais novo cidadão goiano”.

Por sua vez, João Doria disse “se sentir em casa” pela acolhida que sempre recebe quando vem a Goiás, e especialmente na Assembleia Legislativa. O prefeito foi enfático ao agradecer ao presidente Vitti pelo gesto de oferecer-lhe o Título de Cidadão Goiano. “Sou meio paulista, meio baiano e, agora com muita honra, meio goiano”, destacou.

Doria ressaltou também a capacidade de Vitti de promover uma sessão com ampla representatividade de várias matizes políticas, empresarias e de entidades da sociedade civil organizada. Em seu discurso, o homenageado deixou uma mensagem de esperança. “Estamos a caminho de uma nova realidade. Goiás é um Estado promissor. Os últimos quatro anos foram de recessão no Brasil. Mas Goiás se superou, cresceu. O goiano não tem preguiça e ama trabalhar. Quero deixar o meu sentimento de esperança. Foi a partir das dificuldades que vivenciei que aprendi a superar os desafios da vida,” disse.      

Doria ressaltou o fato de ter superado todas as expectativas e vencido a eleição para a prefeitura paulista, em 2016, ainda no primeiro turno. “Sou guerreiro, sou brasileiro, e como tal aprendi a ter resiliência, resistência e couro grosso. Para o povo e pelo povo, o trabalho, a tolerância, a dedicação, e é isso que temos feito por São Paulo”, ressaltou. “A cada hora que sofro uma injustiça, ao invés de devolver com virulência, prefiro responder com trabalho”, acrescentou.

O prefeito paulista disse não precisar se apresentar como candidato para defender um Brasil melhor. “Quero dar uma demonstração à população que quero ser um servidor”, disse ao se referir a sua iniciativa de doar seu salário para entidades beneficentes e por não utilizar carros públicos e cartão de crédito corporativo. Ao finalizar suas palavras, João Doria disse que mais do que nunca será um defensor de Goiás, agora como goiano, em função do título que acabara de receber.

 História 

João Doria Júnior nasceu em 16 de dezembro de 1957 na cidade de São Paulo, filho do publicitário e ex-deputado federal baiano João Doria e da empresária paulista Maria Sylvia Vieira de Moraes Dias Doria.

Ainda adolescente, estudante de graduação em comunicação social, assumiu uma diretoria na antiga TV Tupi São Paulo, iniciando sua jornada no mundo jornalístico televisivo. Em pouco tempo assumiu o mesmo cargo na Rede Bandeirantes, voltou à Tupi, retornou à Band e, poucos anos depois, com a bagagem adquirida nas emissoras de televisão, tornou-se diretor na MPM, então a maior agência de propaganda do país. Por essa mesma época, formou-se na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e fez vários cursos de gestão empresarial.

Pouco depois de formado em jornalismo e publicidade, aos 21 anos, tornou-se diretor de comunicação da FAAP (1981-1983) e da Rede Bandeirantes de Televisão (1979-1982). Em 1983, Doria se tornou secretário municipal de Turismo e presidente da Paulistur, na gestão de Mário Covas como prefeito da cidade de São Paulo (1983-1986).

Durante alguns anos, Doria  seguiu os passos profissionais do pai e, enquanto publicitário, transitou e esteve presente em algumas das grandes agências de publicidade da época. No final dos anos 80, foi sócio de Luiz Lara e Stalimir Vieira na agência DLS — Doria, Lara, Stalimir. Algum tempo depois, tornou-se sócio da Voice, bem-sucedida empresa de Relações Públicas da qual se desligou posteriormente para dar sequência ao seu trabalho como empreendedor.

Doria é também autor de livros de autoajuda — "Sucesso com Estilo" e "Lições para Vencer" — e assinou uma coluna mensal de negócios na revista "Forbes Brasil". Foi também membro do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e conselheiro do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Fundador e vice-presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, ele também foi a cabeça à frente do Market Plaza, bem-sucedido shopping sazonal de inverno de Campos do Jordão. Realizou diversos eventos empresariais de grande porte, no Brasil e no exterior, como o Meeting Internacional, Fórum de Comandatuba, CEO's Family Workshop, Fórum Nacional do Varejo, Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos, Fórum de Infraestrutura e Logística, Fórum Nacional do Esporte, Fórum de Marketing Empresarial e Fórum de Empreendedores, encontros que reúnem dirigentes de empresas de todo o país.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.