Ícone alego digital Ícone alego digital

Dia C da Ciência

20 de Outubro de 2017 às 12:10
Crédito: Divulgação
Dia C da Ciência
Audiência pública Dia C da Ciência
Movimento nacional em prol da pesquisa tem apoio da Assembleia com série de atividades no dia 25 de outubro. Às 10 horas está marcada uma audiência pública no Auditório Solon Amaral e exposição.

Você sabia que cerca de 90% do conhecimento científico no Brasil é produzido pelas universidades? Para mostrar à população a importância das pesquisas e como elas influenciam o cotidiano de todo cidadão, as instituições de ensino superior em Goiás preparam para o dia 25 de outubro uma programação diversificada. O “Dia C da Ciência” contará com o apoio da Assembleia Legislativa, com realização de audiência pública e uma exposição de trabalhos científicos fomentados pela Fapeg.

Durante todo o expediente do dia 25, mais de 60 pôsteres com trabalhos relativos à pesquisa científica, tecnológica e de inovação serão expostos no saguão da Casa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). A exposição contará com a presença da presidente da entidade, Maria Zaíra Turchi, e de pesquisadores de instituições como Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica) e Universidade de Rio Verde (UniRV).

Simultaneamente, será realizado às 10h, no Auditório Solon Amaral, uma audiência pública para dar ainda mais voz ao tema. O evento contará com a presença do presidente da Casa, deputado José Vitti (PSDB), de parlamentares das bancadas governista e de oposição, de diretores da Alego, de reitores e pró-reitores de pesquisa e pós-graduação de diversas instituições de ensino, professores pesquisadores, estudantes de iniciação científica, entre outros.

Em entrevista à TV Assembleia, o diretor Administrativo da Assembleia Legislativa, Joel Sant'Anna Braga Filho, que está organizando o evento na Casa, juntamente com as universidades, disse que o mais importante da exposição, é o cidadão compreender que a ciência faz parte do seu dia em quase tudo que faz. “A ciência está nas coisas mais simples e muitas vezes as pessoas acham que pesquisas estão muito distantes de sua realidade. Quase 90% das pesquisas feitas em Goiás vem de nossas próprias universidades e centros tecnológicos”, destacou.

Por fim, ele citou a Casa de Leis como um meio importante para que a pesquisa possa avançar em Goiás. “A Alego sempre está aberta para melhorar a vida da população. Aprova leis que beneficiam e estimulam a pesquisa e desenvolvimento científico”.

 

Dia C da Ciência

O Estado possui a coordenação nacional do movimento, por meio da pró-reitora de pesquisa e inovação da UFG, professora Clorinda Fioravanti. No último dia 4, a discente e o reitor da instituição, professor Orlando Amaral, foram recebidos por José Vitti, no gabinete da Presidência, oportunidade em que o Poder Legislativo estadual foi convidado para participar das atividades.  

No encontro, Orlando Amaral falou sobre a necessidade de democratizar o acesso à pesquisa científica, mobilizando também a população sobre as restrições orçamentárias que colocam em risco o desenvolvimento do setor no País. Vitti destacou a relevância da iniciativa e da integração entre as universidades e o Parlamento goiano para o fortalecimento das ações voltadas ao ensino e ciência. “Esse evento é de extrema importância para a valorização e atenção ao setor tecnológico e científico do nosso Estado e de todo o Brasil”, afirmou.

A data, 25 de outubro, é a quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e espera-se que as atividades se realizem anualmente sempre neste período. Neste dia, escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos do País inteiro receberão mostras do conhecimento científico produzido por suas instituições de ensino superior. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.