Ícone alego digital Ícone alego digital

Com apoio de Simeyzon, mudanças no tribunal do júri e outros assuntos são debatidos em palestra da Abracrim

20 de Outubro de 2017 às 18:43
Crédito: Ruber Couto
Com apoio de Simeyzon, mudanças no tribunal do júri e outros assuntos são debatidos em palestra da Abracrim
Palestra dos Advogados Criminalistas

Com apoio do deputado Simeyzon Silveira (PSC), a Assembleia Legislativa recebeu mais uma palestra organizada pela Associação dos Advogados Criminalistas (Abracrim-GO), em evento realizado na tarde desta sexta-feira, 20, no Auditório Solon Amaral. Estiveram presentes membros da instituição e alunos de diversas faculdades. 

“Tribunal do Júri Popular e seus Aspectos Práticos” foi o tema abordado pelo juiz titular da 3ª Vara Criminal do Júri da Comarca de Goiânia, Jesseir Alcântara. Debateram com ele o presidente da Abracrim, Alex Neder; a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Lorena Ayres; e o advogado criminalista Douglas Messora. Os trabalhos foram conduzidos pelo diretor de eventos da associação, o advogado Eliton Marinho.

Classificada pelo juiz Jesseir Alcântara como “a instituição mais democrática do Poder Judiciário” e “uma escola de vida”, o Tribunal do Júri passou, segundo ele, por diversas mudanças advindas da Reforma Processual Penal da Lei 11.689/08. Ele explicou que esta inovação veio como desenvolvimento, no sentido de torná-lo um procedimento mais célere e eficaz.

Na perspectiva do palestrante, as modificações permitiram que fosse diminuída a morosidade no andamento das demandas processuais e que a lei fosse aplicada de uma forma mais justa, valendo-se dos princípios da celeridade e da economia processual.

Esta, outras elucidações e diversos exemplos da prática jurídica nos tribunais de júri foram debatidos na ocasião. Em seguida, a mesa respondeu a questionamentos de alunos da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), Universidade Paulista (Unip), Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhanguera) e Faculdade Cambury. Prestigiou o evento o presidente da Comissão de Direito Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Rogério Leal.

A palestra realizada na tarde de hoje foi a segunda de uma série que será ministrada pela Abracrim até o fim deste ano no Legislativo estadual, com possibilidade de serem estendidas para 2018. O deputado Simeyzon Silveira afirmou que a Alego é o lugar para as grandes discussões e por isso tem trazido debates importantes. “O Parlamento goiano ganha muito quando traz discussões da sociedade civil organizada”, elucidou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.