Art Déco em destaque

Crédito: Sergio Ricardo Sandes Rocha
Art Déco em destaque
Homenagem a Sociedade Art Déco
Por iniciativa do deputado Karlos Cabral, a Assembleia homenageou, na noite desta sexta-feira, 20, a Sociedade de Art Déco de Goiânia com a entrega de 20 certificados aos seus membros.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás homenageou, na noite desta sexta-feira, 20, a Sociedade de Art Déco de Goiânia, entregando 20 certificados de relevantes serviços prestados no Plenário Getulino Artiaga. A sessão foi de iniciativa do deputado Karlos Cabral (PDT).

Fizeram parte da Mesa Diretiva a secretária executiva do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Combate ao Preconceito, Cilene Maria de Morais Guimarães; presidente da sociedade Art Déco de Goiânia, Carlos Augusto Lemes Cardoso; presidente do Instituto Histórico Geográfico de Goiás, Geraldo Coelho Vaz; presidente da Academia Goiana de Letras, Lêda Selma Alencar; ex-prefeito de Goiânia, Pedro Wilson Guimarães; assessor do senador Wilder Morais, Paulo Carneiro; e o representante da Seduce, Jaqueline Cunha

A abertura do evento foi marcada pela execução do Hino Nacional Brasileiro.

O deputado Karlos Cabral proferiu seu discurso falando sobre a importância da Art Déco na constituição da identidade de Goiânia.

“Agradeço de forma carinhosa a todos que estão aqui hoje. Visa fazer memória e homenagear pessoas que contribuem e contribuíram na preservação da Art Déco em Goiânia. A história de nossa capital se confunde com essa arte que nasceu em Paris e tem quase 100 anos. Goiânia reúne o segundo maior acervo de Art Déco do mundo. Precisamos pensar em alternativas para preservar o patrimônio público e reordenar o espaço público sem destruir sua memória histórica,” afirmou.

O presidente da sociedade Art Déco de Goiânia, Carlos Augusto Lemes Cardoso, agradeceu a honraria em nome dos homenageados da noite. “Estou muito agradecido pela homenagem. Goiânia completará 84 anos de existência e a importância dessa cidade é imensa para a Art Déco. Pedro Ludovico Teixeira trouxe a Art Déco de forma heroica para a cidade e precisa ser lembrado por isso. Quero falar que a Sociedade Art Déco de Goiânia tem apenas seis meses e ja é a 38ª do mundo. Espero que no futuro possamos promover nossa cidade e a Art Déco o máximo possível”, afirmou.

Geraldo Coelho Vaz, presidente do presidente do Instituto Histórico Geográfico de Goiás, também falou durante sessão. Ele afirmou é necessário lutar pela preservação da Art Déco. “Quero agradecer pela homenagem àqueles que caminham e caminharam com amor e idealismo, defendendo o patrimônio histórico-cultural da capital de Goiás. A sociedade Art Déco tem como principal função promover a cidade de Goiânia, que tem o segundo maior acervo de Art Déco do mundo. Precisamos frear os desmandos predatórios do comércio urbano da capital e lutar pelo maior patrimônio cultural que temos hoje no Estado, que é a Art-Déco", destacou. "Continuaremos nas trincheiras pela preservação da arte que permeia Goiânia”, afirmou.

Razolia Marchesi falou em nome das homenagens póstumas e contou a história de seu pai, Vicenti Marchesi, construtor das muretas do Lago das Rosas. “Agradeço esta homenagem ao propositor. Meu pai trabalhou na contrução dessa cidade, ficou encarregado das muretas do Lago das Rosas e guardou a chave do Palácio das Esmeraldas até a inauguração. Sinto-me honrada em dizer que esta cidade está cheia de pedaços do trabalho e da dedicação dos homenageados desta noite, e cabe a nós preservá-la”, disse.

Anselmo Pereira da Silva Sobrinho

Evandro Tokarski