Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de lei de Diego Sorgatto impede venda casada em concessão de empréstimos

26 de Outubro de 2017 às 16:52

O deputado Diego Sorgatto (PSB) apresentou projeto de lei, que proíbe as instituições financeiras sediadas ou com filiais no Estado de Goiás de condicionarem para o deferimento de operação de crédito ou de desconto, que sejam vinculados à oferta de produto ou serviço, ou também a permanência do demandante de crédito como cliente da instituição financeira.

As instituições financeiras que mantém sedes ou filiais no território do Estado de Goiás, ficarão proibidas de vincularem a concessão de crédito ou de eventual desconto na operação correspondente, de qualquer modalidade, à oferta de seus produtos em serviços ou na hipótese de ter havido portabilidade do contrato para outra instituição financeira.

Segundo o parlamentar tem sido frequente os relatos de clientes bancários que são prejudicados com o cancelamento e eliminação de descontos que possuem em operações de crédito junto aos bancos, pelo fato de não mais contratarem seus produtos e serviços oferecidos ou por praticarem a portabilidade para outras instituições financeiras.

Tal comportamento dos bancos fere frontalmente a legislação consumerista, especificamente o inciso I° do art. 39 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, que enumera as práticas abusivas e tipifica tal conduta como “venda casada”.

 “A Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), estabelece normas gerais sobre o consumo. Assim, desde que respeitadas as diretrizes do CDC, logo é admissível a edição de leis estaduais sobre consumo, incluindo-se inclusive o âmbito do sistema financeiro em funcionamento no estado membro, e é o que estamos fazendo para resguardar os direitos dos consumidores do estado de Goiás” ponderou Sorgatto.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.