Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Goiás terá campanha de prevenção a acidentes com motociclistas

01 de Novembro de 2017 às 15:34

O líder do PSB, deputado Diego Sorgatto, apresentou o Projeto de Lei nº 513/17 que institui a “campanha sobre a prevenção a acidentes com motociclistas” no âmbito do estado de Goiás e dá outras providências.

Motocicleta, mais conhecida como moto, é um meio de transporte muito popular entre os brasileiros. Devido à sua agilidade, praticidade e baixo custo, muitos optam por dirigir uma motocicleta em vez de carros.

A ideia do Projeto de Lei é efetivar novo instrumento educativo, para combater os altos índices de acidentes com esse tipo de transporte, que ocasionam vítimas fatais, incapacidades, sequelas psicológicas e impacto econômico, principalmente no sistema de saúde pública.

Para se ter uma ideia do impacto da proposta, a capital do Estado, Goiânia tem uma grande frota de motocicletas. De acordo com o (Detran-GO), em 2017, são aproximadamente 296 mil veículos de duas rodas, entre motocicletas, motonetas e ciclomotores.

Segundo o Detran, os motociclistas são maioria das vítimas de trânsito. Estima-se que 62% dos feridos e mortos pilotavam ou eram passageiros dos veículos de duas rodas. Isso ocorre porque, ao contrário do motorista, esse condutor fica exposto no momento da colisão. Sem a carenagem de um veículo, a sua única proteção é o capacete e as vestimentas, para a autarquia muitos acidentes estão relacionados com o preparo do condutor.

Parte dos motociclistas trafega em excesso de velocidade, em corredores, no meio de outros veículos, mesmo sabendo que não há espaço.

Outro motivo relevante é o cansaço dos condutores de motos no momento do acidente. Entre 1º de janeiro de 2013 a quatro de setembro de 2017, foram 736 acidentes com vítimas fatais envolvendo motociclistas. A maior parte com idade entre 26 e 35 anos.

 Integram ainda o cardápio dos acidentes o excesso de velocidade, o desrespeito da sinalização nos cruzamentos, embriaguez e a própria distração do condutor.

“Esperamos sensibilizar os motociclistas sobre a importância de mudar o comportamento e dirigir com mais responsabilidade. Que todos conduzam suas motos com o máximo de cautela, para que consigamos reduzir o número de acidentes e que os condutores de veículos de duas rodas se conscientizem de que a pressa é inimiga da vida”, pontuou Sorgatto.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.