Audiência pública discute BRT entre Goiás e DF

10 de Novembro de 2017 às 13:28
A deputada Isaura Lemos (PCdoB) participou, dia 8, de audiência pública na Câmara Municipal de Luziânia, requerida pelo vereador Mardônio Florentino (PCdoB), para tratar da extensão do BRT entre Luziânia (GO) e Santa Maria (DF), a partir de onde se interligará ao sistema de transporte do Distrito Federal.

O corredor rodoviário que viabilizará a implantação do projeto já existe. Trata-se da BR-040, rodovia federal que liga Brasília a Belo Horizonte. O trecho de extensão do BRT pela BR-040, entre Luziânia e o DF, é de, aproximadamente, 40 km.

A iniciativa, segundo o vereador Mardônio, tem o apoio dos prefeitos dos munícipios que serão diretamente  beneficiados com o BRT. "Esta obra é muito importante para a população e também para o comércio regional, mas, sobretudo, para os trabalhadores que saem às 4 horas da manhã de Luziânia para chegarem às 8 horas em Brasília."

Isaura Lemos destacou a necessidade de se unir esforços para viabilizar uma Parceria Público Privada (PPP) entre os Governos de Goiás e do DF e União, incluindo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), municipios beneficiados e empresas privadas. Para a parlamentar, esse é um caminho possível para a consecução do projeto, já que existe uma malha viária pronta, que é o corredor de acesso à Brasília.

Da audiência pública saiu a proposta de criação de uma comissão que irá buscar a assinatura a um documento propositivo, junto a todos os segmentos envolvidos na realização da obra. A previsão é de que o documento será encaminhado à União até o dia 30.