Alunos e professores da Escola Benedita da Silva avaliam Projeto Escola no Legislativo

14 de Novembro de 2017 às 10:09

A Assembleia Legislativa de Goiás recebeu nesta terça-feira, 14, pela manhã, os alunos do 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Benedita da Silva, de Goiânia. Trata-se da 24ª edição do Projeto Escola no Legislativo, que objetiva proporcionar aos participantes conhecimentos sobre cidadania, política e importância do Poder Legislativo.

As boas-vindas aos alunos e professores foram dadas pelo professor Maurício Barbosa Paranaguá, chefe da Seção de Projetos Especiais da Escola do Legislativo. Ele ressaltou que o objetivo da Alego é contribuir para uma educação voltada para a formação de cidadãos dotados de competências, que os habilitem a fazer suas escolhas, a atuar criticamente na sociedade e na construção de seu próprio destino.

Em seguida, o professor Gustavo Cardoso Abreu, da Seção de Projetos Especiais, ministrou palestra sobre “Cidadania e o Poder Legislativo”. Ele ensinou lições básicas de cidadania aos participantes e enfatizou a importância do Poder Legislativo, sobretudo na elaboração das leis e na fiscalização das ações do Poder Executivo. A interação com as crianças superaram a expectativa dele.

Concluída a primeira palestra, foi servido um lanche aos participantes, no Auditório Solon Amaral. Em seguida, os alunos participaram de uma visita monitorada pelo professor Gustavo Abreu às dependências do Palácio Alfredo Nasser e seus anexos. Os estudantes gostaram muito de conhecer o Plenário Getulino Artiaga, onde são realizadas as sessões plenárias, bem como os gabinetes dos deputados e as salas das comissões técnicas.

Depois da visita, os alunos retornaram ao Auditório Solon Amaral, para ouvirem a segunda palestra, "Resistência e Prevenção às Drogas”, ministrada pelo Cabo Edgard Reis, da Assistência Militar da Alego.

Os alunos Wender Feitosa Xavier, de 11 anos, do 6º ano, e Ester Araújo Moreira, também de 11 anos, do 5º anos, fizeram avaliação positiva do evento. “Aprendi lições importantes de cidadania, conhecemos como funciona o Poder Legislativo, bem como o Executivo e o Judiciário, e ainda aprendemos a nos prevenir com relação às drogas”, ressaltou Wender, que pretende ser empresário do setor comestível. Ester da mesma forma gostou muito das lições aprendidas.

As professoras Alessandra Gomes da Silva, Maria das Dores Alves e Nayara Lesley Queiroz também externaram sua opinião positiva. “As palestras foram oportunas e muito bem ministradas. Com certeza, recomendo essa visita a outras escolas”, disse Nayara.