Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Karlos Cabral debate Plano de Educação na cidade de Goiás

14 de Novembro de 2017 às 16:56

Karlos Cabral, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa, promoveu na cidade de Goiás, nesta segunda-feira, 13, audiência pública com o tema: “Plano nacional de educação: os desafios para sua real efetivação em Goiás”. O evento teve início às 19 horas no Auditório do Câmpus Cora Coralina da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Karlos, durante a discussão, destacou a necessidade da fiscalização do plano e a participação da sociedade nesse processo. 

Compuseram a mesa, o deputado Karlos Cabral, juntamente com o secretário de Governo Tayrone de Martino; os vereadores de Goiás, Tizil Dantas e Aderson Govea; a professora Regina Maria, representando o diretor Frei Paulo (UEG); o professor Renato de Paula, diretor regional da UFG; Nerivaldo Pimenta e Sandro de Lima (IFG); a professora Ângela Barbosa, representando a prefeita de Goiás, Selma Bastos; a professora Luiza Silva (Sintego – Regional Goiás); e o aluno Luiz Fernando, representando o Movimento Estudantil. 

Durante a audiência três eixos específicos foram abordados: educação infantil e ensino fundamental, com o professor Elcivan França, ex-presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação; reforma do ensino médio, pela professora Miriam Fábia, coordenadora de licenciatura e educação básica da UFG; e ensino superior, debatido pelo professor Renato de Paula, diretor da UFG Regional Goiás. 

No evento, a doutora Miriam Fábia enfatizou que são iniciativas desse porte que poderão garantir a viabilidade do planejamento a longo prazo, principalmente na reforma do ensino médio. “É um tema extremante importante que trata realmente da formação dos nossos jovens e, neste aspecto é um tema que provoca em nós a necessidade da defesa de um ensino médio que seja para todos, igualitário, para que de fato possamos minimizar as desigualdades educacionais que esse país reproduz.” 

Garantir o direito da educação básica de qualidade e a valorização dos profissionais da educação são algumas metas a serem alcançadas na discussão da implementação do PNE, e é importante, com isso, trazer o debate as pessoas que estão envolvidas nesse processo, como diretores, professores, alunos, e toda população que vivenciam essa realidade. 

O evento foi promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Alego e contou com a parceria da Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal de Goiás, Instituto Federal de Goiás, Coordenadoria Regional de Educação da Seduce, Prefeitura Municipal de Goiás, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Sintego, vereador Tizil Dantas, vereador Aderson Gouvea, Diretório Central de Estudantes da UFG, Centro Acadêmico de Direito e Centro Acadêmico de Serviço Social da UFG.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.