Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa da TV Assembleia discute a violência nas escolas

17 de Novembro de 2017 às 16:00
Crédito: Carlos Costa
Programa da TV Assembleia discute a violência nas escolas
Programa Opinião Dep. Luis Cesar Bueno
Deputado Luis Cesar Bueno, Marcos Elias, do Conselho Estadual de Educação e a psicóloga Geórgia Bueno debatem o tema no Programa Opinião da TV Assembleia, que está no ar a partir desta sexta-feira, 17.

O Programa Opinião, da TV Assembleia, reuniu o deputado Luis Cesar Bueno (PT), o integrante do Conselho Estadual de Educação de Goiás Marcos Elias Moreira e a psicóloga Geórgia Bueno, para debaterem sobre a crescente violência nas escolas do Estado, tendo como exemplo dois casos recentes que assustaram a população.

O debate tratou de diferentes pontos de vista a serem analisados, como o exemplo do assassinato de uma garota de 16 anos, em Alexânia, e o tiroteio no Colégio Goyazes, na Capital.

Luis Cesar Bueno, desde 2009, defende projeto de lei de sua autoria, que propõe acompanhamento psicológico em todas as escolas. A matéria foi barrada, e em uma segunda tentativa, já no ano de 2014, foi aprovada. Para o deputado, antes de focar nas escolas, é preciso olhar mais atentamente para a sociedade em que vivemos. "A escola reflete bem o estado da sociedade. A partir dela que precisamos criar melhorias.”

Já a professora e psicóloga Geórgia Bueno defende que o foco a ser tratado é a convivência familiar. Segundo ela, “se não houver um trabalho primário com os pais, as famílias não se conseguem uma reestruturação em prol da criança”. Ainda completou sobre a discussão acerca dos casos, frisando que a violência tem que ser discutida e rediscutida. "Não dá para voltar atrás, mas dá para planejar o futuro”, afirmou.
Marcos Elias Moreira disse achar difícil uma solução para essa violência. Para ele, um único fator não seria a causa de tudo, logo deve haver inúmeras formas para combater essa violência. "É preciso estabelecer mecanismos, formas de diálogos e convivências com professores, alunos e comunidade para um pacto de convivência em que todas as divergências serão toleradas”, completou Marcos.

O programa também mostrou a opinião de um psicólogo no projeto já implantado no Distrito Federal, e ele fala da importância de um acompanhamento para a criança e ao adolescente.

O programa debatendo a violência nas escolas e as formas de combate pode ser conferido completo no canal 8 da Net, TV aberta 61.2 e pela web, no Portal da Assembleia Legislativa, no endereço eletrônico: http://al.go.leg.br/midia/tv

 

 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.