Vereadores participam de audiência sobre o dia da Consciência Negra

20 de Novembro de 2017 às 10:48

O vereador por Aparecida de Goiânia, João Santana, participa neste momento de audiência pública na Assembleia que trata de assuntos alusivos ao Dia da Consciência Negra. O parlamentar fez, durante sua fala, reverência ao trabalho do deputado estadual Marlúcio Pereira (PSB) que, segundo ele, conquistou através de muita luta seu espaço na sociedade.

João Santana disse que assim como Marlúcio muitos dos presentes também possuem sua história igualmente marcada por muitas dificuldades. “Mas da mesma maneira que o deputado Marlúcio Pereira, todos aqui hoje têm seu espaço conquistado na sociedade, e ao contrário do que ocorre contra a população negra, estão todos trabalhando em prol de um bem comum para toda a sociedade”.

Presente também à audiência, o vereador por Goiânia, Marquinho Goiá, destacou que apesar da população negra em Goiás ser maioria, ainda atualmente possuem pouco espaço na sociedade. “Por exemplo, podemos questionar quantos negros já passaram pela prefeitura da capital ou das maiores cidades do Estado e encontrar um número que reflete um dado muito triste, que é a presença ainda atual do racismo”, apontou.

Por fim a vereadora de Goiânia Tatiana Lemos falou sobre Zumbi dos Palmares. “O que fazemos hoje é a continuação de um trabalho que foi iniciado lá atrás por personagens como, por exemplo, Zumbi dos Palmares”, disse.

A vereadora disse que é preciso que as crianças aprendam a verdadeira história dos negros no País. "Quando isso acontecer teremos uma nova realidade e enfim teremos tratados como heróis aqueles que realmente ajudaram a construir o nosso País e consequentemente teremos o racismo como uma coisa do passado”, apontou.

Intercalado com a fala dos parlamentares municipais, foi apresentado um vídeo narrado pela atriz Taís Araújo, o qual faz um alerta sobre o racismo e pede respeito à população negra. A Audiência está sendo realizada na manhã desta segunda-feira, 20, no Auditório Solon Amaral, da Assembleia Legislativa.