Novo Sistema de Avaliação

20 de Novembro de 2017 às 11:11
Crédito: Carlos Costa
Novo Sistema de Avaliação
Palestra sobre a nova metodologia adotada no sistema de avaliação do servidor
Diretor de Gestão de Pessoas da Alego faz avaliação positiva da palestra sobre novo sistema de avaliação do servidor, realizada na manhã desta segunda-feira e que será repetida no período vespertino.

Diretor de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Tasso Honorato Reis Júnior fez avaliação positiva da palestra ministrada na manhã desta segunda-feira, 20, no Auditório Costa Lima, sobre a nova metodologia adotada no sistema de avaliação do servidor da Casa. “O servidor, tanto efetivo quanto comissionado, demonstrou interesse, deixando claro que estamos no caminho certo em nosso projeto de contribuir para um desempenho cada vez melhor da Alego em seu papel constitucional de trabalhar por um Estado de Goiás progressista, sob todos os aspectos.”

Ministrada pelo administrador de empresas, master coach, consultor de imagem e palestrante Rubens Kirsteim Junior, a palestra prestou esclarecimentos sobre a avaliação periódica de desempenho do servidor da Alego, que será aplicada, semestralmente, aos servidores efetivos e, anualmente, aos servidores comissionados. A mesma palestra será proferida no período da tarde, a partir das 14 horas, também no Auditório Costa Lima. A iniciativa é da Diretoria de Gestão de Pessoas da Alego.

O servidor da Alego terá, a partir deste mês, novo sistema de avaliação de desempenho. Este está em fase de implantação e começa a vigorar em novembro para todos os servidores. Esta avaliação de desempenho tem como objetivo valorizá-los a partir de seu crescimento pessoal e profissional. A verificação de desempenho permitirá conhecer melhor os servidores da Casa e lotá-los em áreas nas quais seus talentos e aptidões serão mais bem  desenvolvidos. “Essa troca de aprendizagem servirá também para promoção de novos cursos, sempre buscando melhorar o desempenho do servidor da Alego sob todos os aspectos”, frisou Tasso Júnior.

Segundo ele, a avaliação ainda vai ajudar a direção com informações sobre a necessidade de contratação de treinamentos e desenvolvimento dos servidores da Casa de Leis. Com isso, haverá mais informações sólidas sobre os servidores disponíveis, não apenas para as chefias, como também para a Diretoria de Gestão de Pessoas.

Como funciona

A avaliação foi instituída pelo Decreto Administrativo Nº 2.785, publicado em 20 de outubro deste ano. Nele é determinado que essa verificação de desempenho será periódica, aplicada, semestralmente, aos servidores efetivos, e, anualmente, aos servidores comissionados. A chefia imediata é responsável pela avaliação a partir de uma série de critérios pré-estabelecidos.

O servidor será avaliado segundo a capacidade de adaptação a novas situações de forma produtiva; comprometimento, dedicação e envolvimento com o trabalho; cooperação e bom relacionamento com a chefia e com a equipe; trabalho de qualidade e dentro do prazo; disciplina com as normas da Casa e responsabilidade com as atitudes no exercício da função.

O processo será realizado em ciclos: de 1º de janeiro a 30 de junho e de 1º de julho a 31 de dezembro, para servidores efetivos; e de 1º de janeiro a 31 de dezembro, para servidores comissionados. Especialmente este ano, o período de avaliação será apenas novembro e dezembro para todos os servidores.