Ícone alego digital Ícone alego digital

Atividades da Semana da Arte Negra são abertas na Assembleia

20 de Novembro de 2017 às 11:17

Por iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em comemoração ao Mês da Consciência Negra, deu início na manhã desta segunda-feira, 20, a 3ª edição da Semana da Arte Negra, que prosseguirá até a próxima quinta-feira, 23, no saguão interno do Palácio Alfredo Nasser.

Está previsto que Adriana Accorsi vai fazer a abertura oficial do evento às 15 horas, com apresentação do grupo musical Monogroove. Às 19 horas haverá homenagem à capoeira de Goiás com uma roda de capoeira. Já às 20 horas ocorrerá apresentação da Escola de Samba Brasil Mulato.

A Feira Preta e Feira de Arte Negra vão trazer para o hall do Poder Legislativo, a cultura negra em atividades culturais, vestuário, obras de arte, dentre outras.

Em entrevista concedida a Agência de Notícias, a comerciante Saturnina da Costa, que estará vendendo roupas e bijuterias que valorizam a cultura negra, destacou a importância de se comemorar essa semana. Segundo ela, que é natural de Guiné-Bissau, desde 2012 vem realizando esse tipo de trabalho que tem como raízes o seu país natal.

“No meu país a imensa maioria é negra, parecidos uns com os outros. No entanto, aqui no Brasil as pessoas notam muito a diferença pela cor, raça, por tudo, e isso foi realmente algo que me chocou muito. É preciso valorizar nossa cultura, a maioria dos meus clientes são pessoas brancas e, infelizmente, alguns negros acham que eu não deveria vender para brancos. Estou valorizando e mostrando minha cultura e tenho orgulho disso. Não me importo quem vai comprar, somos todos iguais”, destaca Saturnina.

Dia da Consciência Negra

Em 20 de novembro, o país celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, data escolhida por marcar o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos de resistência e luta contra a escravidão, em 1695. Foi criado em 2003 como celebração incluída no calendário escolar até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a Lei nº 12.519/11.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.