Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Audiência pública levanta o debate sobre o racismo

20 de Novembro de 2017 às 16:00

A deputada Isaura Lemos (PCdoB) e o deputado Marlúcio Pereira (PSB) realizaram nesta manhã, audiência pública na Assembleia Legislativa de Goiás, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. A solenidade foi aberta pelo Grupo de Sopro e Percussão da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Aparecida de Goiânia.

 Movimentos sociais de negros de vários municípios goianos estiveram presentes, além de lideranças que trabalham em favor da inclusão social da população negra, muitas delas homenageadas no final da audiência pública.

 As entidades apresentaram propostas e requerimentos que objetivam a valorização desse segmento da população, e que foram encaminhados aos demais parlamentares da Casa, para que estes possam propor medidas legislativas em conformidade com os pleitos apresentados.

 A deputada Isaura Lemos ressaltou a importância que tem uma audiência pública como essa, que discute os males da segregação racial e que faz chegar ao conhecimento da sociedade a situação marginal a que a população negra no Brasil ainda está sujeita. “Os negros constituem a parcela mais pobre e mais exposta à violência social em nosso país; o Estado tem o dever de promover medidas protetivas a essa população e políticas públicas que valorizem a raça negra”, declarou.

 O deputado Marlúcio Pereira, por sua vez, destacou a participação efetiva dos negros na história evolutiva da humanidade e exaltou a contribuição da cultura afrodescendente na formação do povo brasileiro.

 História – Novembro é conhecido como sendo o mês das comemorações alusivas à valorização da raça negra no Brasil. Em 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, líder negro que combateu a escravidão no Brasil.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.