Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto do Governo que reduz alíquotas do ICMS e aumenta outras é aprovado na Comissão Mista

21 de Novembro de 2017 às 17:23

O projeto de lei nº 4182/17 foi aprovado pela Comissão Mista em reunião nesta tarde de terça-feira, 21, e segue agora para as votações plenárias. A matéria reduz, de 29% para 25% a alíquota de ICMS aplicável ao álcool carburante, e de 18% para 16% a alíquota que recai sobre o óleo diesel. Apesar das reduções, a mesma matéria prevê acréscimo de 2 pontos percentuais a essas alíquotas (passando para 27% e 18%, respectivamente), para comporem o Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege Goiás).

O texto ainda prevê acréscimo de 2% no percentual de ICMS que recai sobre sorvetes, refrigerantes, álcool etílico hidratado combustível e sobre joias.

Contrários aos aumentos, justificando que os mesmos elevarão preços e prejudicarão consumidores, deputados de oposição votaram contra a matéria. Apesar de compor a base de apoio ao governador, Henrique Arantes (PTB), o relator do processo na Comissão, também votou contra a ela, uma vez que suas emendas foram rejeitadas pelo líder do Governo, deputado Francisco Oliveira (PSDB). 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.