Terceira edição da Semana da Arte Negra continua com sua programação

22 de Novembro de 2017 às 08:47

Por iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), a Assembleia Legislativa, em comemoração ao Mês da Consciência Negra, promove nesta semana a terceira edição da Semana da Arte Negra. De segunda a quinta-feira, das 8 às 22 horas, no saguão da Casa, está sendo realizada a Feira Preta e a Feira de Arte Negra, com atividades culturais, vestuário, obras de arte, dentre outras, no hall d entrada da Casa. Nessa terça-feira, 21, foi realizado homenagens a diversos sambistas e inauguração do Projeto Terra Preta.

Adriana Accorsi lembrou que em 20 de novembro comemorou-se o Dia Nacional da Consciência Negra, sendo um dia especial para se refletir sobre a luta e desafio da população, em busca de um país com maior igualdade racial, que respeite as pessoas de diferentes origens e credos.

“Escolhemos essa semana para as atividades na Casa do Povo, onde podemos receber as alegrias e angústias da população e, com isso, dar visibilidade à cultura negra e africana, que tanto fez parte da construção da cultura brasileira. É uma cultura que precisa ser respeitada e é importante ressaltar e denunciar as várias formas de discriminação e racismo que são sofridas no país” destacou a deputada.

A petista disse ainda que é preciso combater com rigor o racismo e a discriminação, denunciar os criminosos que realizarem esses crimes e trabalhar para mudar o comportamento do povo, inclusive, em certas brincadeiras que rebaixam, humilham e discriminam uma pessoa, seja pela cor, origem ou religião. “Por isso a importância e a necessidade de uma semana de reflexão como essa” reiterou.

Dia da Consciência Negra

Em 20 de novembro, o país celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, data escolhida por marcar o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos de resistência e luta contra a escravidão, em 1695. Foi criado em 2003 como celebração incluída no calendário escolar até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a Lei nº 12.519/11.