Ícone alego digital Ícone alego digital

Karlos Cabral pede que programa do Ipasgo para mulheres não seja cancelado

22 de Novembro de 2017 às 16:36

Após manifestar-se favorável ao projeto de lei nº 4013/17, que repassa cerca de R$ 5,3 milhões a entidades filantrópicas, o deputado Karlos Cabral (PDT) subiu à tribuna para tratar de assunto diverso durante a Ordem do Dia desta quarta-feira, 22. Ele aproveitou o momento de fala para pedir ao governador Marconi Perillo (PSDB) que intervenha para que o Ipasgo não encerre seu programa de saúde móvel da mulher.

O mutirão itinerante, que realiza atendimentos de cidade em cidade, oferece ultrassonografias, mamografias e papanicolau a mulheres carentes, prevenindo diversas doenças e diagnosticando cânceres em estágio inicial, que têm maiores chances de cura. “O programa já atendeu mais de 32.400 mulheres em mais de 72 cidades do Estado. Nos últimos três anos foram mais de 10 mil consultas, 8 mil mamografias, 10 mil ultrassonografias e 5 mil papanicolau. Esses exames são preventivos, e o custo da prevenção é muito mais baixo que o custo do tratamento, quando a doença já está em estágio mais avançado”, explicou o parlamentar.

Sensibilizado, o líder do Governo na Casa, deputado Francisco Oliveira (PSDB), prometeu levar a demanda ao chefe do Executivo, para que a decisão de descontinuação do programa possa ser revista. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.