Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Lissauer Vieira é relator da CPI dos combustíveis

06 de Dezembro de 2017 às 17:12

O deputado estadual Lissauer Vieira (PSB) foi escolhido para ser o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos combustíveis em Goiás. A CPI, instalada pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, vai investigar denúncias de formação de cartel e cobrança de preços abusivos na venda de gasolina, etanol e do óleo diesel em todo o Estado. “Não podemos aceitar esse alinhamento de preços praticado pelo mercado varejista e nem ficarmos de braços cruzados diante da falta de interesse por parte de dirigentes sindicais, donos de postos e até por parte de algumas distribuidoras em colaborar com o Poder Legislativo, ” frisou Lissauer. 

A primeira reunião de trabalho da CPI foi realizada na última quinta-feira, 30, com a solicitação de um requerimento pedindo ao Ministério Público estadual (MPE), Procuradoria Estadual de Defesa do Consumidor (Procon), Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF) cópias dos procedimentos referentes a investigações e ações que tenham como objeto o aumento abusivo dos combustíveis em Goiás. 

Como relator, Lissauer Vieira esclarece que é necessário investigar a suspeita de formação de cartel e de cobranças de preços abusivos por postos de combustíveis, e ainda, se existem agentes públicos envolvidos ou ação orquestrada para o alinhamento de preços. A CPI vai atuar também em parceria com a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon). Nesse sentido, foram solicitadas cópias do inquérito policial que resultou na prisão de donos de postos e fiscais do Inmetro, suspeitos da prática de adulteração de combustíveis. 

A Comissão Parlamentar de Inquérito deve realizar diligências in loco em postos de combustíveis do Estado a fim de apurar a diferença de preços existentes em relação aos postos de Goiânia. Na próxima reunião a Comissão vai deliberar sobre o cronograma de trabalho e estratégia de investigação. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.