Ir para o conteúdo principal
  • 07
  • Dez.
  • 2017
  • 18:47

Debate sobre Reflorestamento de Nascentes

A- A+

Reflorestamento de Nascentes

Frederico Nascimento coordena audiência que debateu o tema com entidades ambientais e lideranças de Araguapaz. O evento na Câmara Municipal foi seguido por plantio de mudas em nascentes.

A Assembleia Legislativa Goiás (Alego) realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 07, na cidade de Araguapaz, no Noroeste Goiano, com o tema: “Reflorestamento de Nascentes”. Diretor de Assuntos Institucionais da Alego, o ex-deputado Frederico Fonseca Nascimento, fez avaliação positiva do evento, que tem apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima).

Participaram do evento, além do propositor, Frederico Nascimento, que presidiu a mesa dos trabalhos, as seguintes autoridades de Araguapaz: Márcia Bernardino de Souza Rezende (PMDB), prefeita municipal; vereador Célio Ferreira Nunes, presidente da Câmara Municipal; Sueli Monteiro Nunes, secretária municipal de meio ambiente; Arthur Barreto, do Conselho de Pacificação Social da Secretaria Estadual de Segurança Pública; Valterlan Carlos, assessor jurídico da Câmara; e Luemir Santana, da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), parceira no evento.

Também compuseram a mesa o esposo da prefeita do município, senhor José Rezende Júnior; e o chefe de Gabinete do deputado Lincoln Tejota (PSD), senhor Flávio. Ainda marcaram participação efetiva no debate vereadores e secretários municipais, além de alunos das seguintes instituições de ensino no município: Escola Municipal Joaquim Teodoro Pires e da Escola Estadual Brasil Ramos Caiado e o Colégio Estadual Dário Sampaio de Paiva. E ainda acadêmicos da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O alunos Isac Duarte Morais, do 1º ano da Escola Estadual Brasil Ramos Caiado, destacou a importância da audiência pública, sobretudo na conscientização de estudantes e da população de modo geral na preservação do meio ambiente, das nascentes, para que a água não venha faltar em futuro próximo.

Frederico Nascimento fez uso da palavra para declarar aberta oficialmente a audiência pública, bem como para dar as boas vindas aos presentes; e, depois de saudar e agradecer a presença de cada autoridade, passou a vez para o zootecnista Diogenes Thum, gerente da Emater de Araguapaz, que fez uma clara explanação da situação do Córrego Cambuí, responsável pelo abastecimento do município. Deixou evidente com fotos e vídeo a poluição de algumas nascentes do rio e conclamou a população de Araguapaz para evitar todo tipo de poluição, como jogar garrafas nas nascentes e no próprio leito do rio.

Célio Ferreira Nunes falou em seguida e cumprimentou Frederico Nascimento pela iniciativa de promover um debate de tamanha importância e agradeceu a ele por leva-lo ao seu município. O presidente da Câmara de Araguapaz também saudou todos os demais membros da mesa, bem como as demais autoridades presentes, inclusive professores e alunos das escolas e da UEG. Ele se colocou à disposição, assim como o Poder que representa, para desenvolver ações com vistas a preservação das nascentes na região.

Marcia Bernardino Rezende falou logo após e reforçou os agradecimentos a Frederico Nascimento por contemplar Araguapaz com debate tão oportuno e importante. Ela lembrou o pai dela, Itamar Bernardino, ex-prefeito e que deixou todo um legado de preservação do meio ambiente no município. Inclusive, destacou o projeto de reprodução de alevinos para repovoar o Rio Araguaia e seus afluentes, ao exemplo do Rio Cambuí. A prefeita agradeceu também ao governador Marconi Perillo pela obra da barragem do Cambuí, que melhorou bastante o fornecimento de água pela Saneago em Araguapaz. Por fim, enfatizou a necessidade de se ter consciência da importância das nascentes, especialmente aprender como preservar cada uma delas, sobretudo através do reflorestamento.

Ao fazer uso da palavra, o assessor da Secima, Luemir Santana, enalteceu o trabalho realizado por Frederico Nascimento na preservação do meio ambiente. “Essas ações do Frederico vêm ao encontro das ações que executamos na Secima”. Ele Lembrou que era gerente de pousada, em São Miguel do Araguaia, e chegou a questionar o então deputado Frederico pela Lei da Cota Zero, mas que hoje o parabeniza pela iniciativa, que contribuiu muito para preservação da fauna aquática. Ele falou de alguns projetos da Secima, colocando-se à disposição para viabilizá-los para a prefeitura de Araguapaz.  Ressaltou, inclusive, ações da Secima na preservação do cerrado goiano, responsável pela produção de água para o país.

Frederico Nascimento retomou a palavra e direcionou o discurso dele para os adolescentes e jovens que participaram da audiência pública. Ele enfatizou a importância de se preparar para enfrentar esse desafio da questão de água, inclusive colocando em prática lições simples, como desligar o chuveiro no momento em que estiver ensaboando o corpo, bem como desligar a torneira, enquanto se escova os dentes. “A luta pela preservação da água é de todos nós”, frisou. Ele falou de projetos de sustentabilidade da Secima, ao exemplo do que propôs, “Viveiro Sustentável”, com galpão de produção de mudas para ajudar no reflorestamento de nascentes. Orientou a prefeita como reivindicar os recursos para execução do projeto, colocando-se a disposição para agilizar o atendimento.

Frederico ainda informou à prefeita do município que conseguiu junto ao senador Wilde Morais (PP) a liberação de uma emenda federal, no valor de R$ 250 mil, para Araguapaz utilizar em 2018. Também falou da disposição dele de pleitear junto ao governo estadual convênios que venham beneficiar o município. Enfim, colocou-se à disposição de Araguapaz, na qualidade de candidato a deputado estadual mais votado no município, para contribuir no que estiver ao alcance dele para o desenvolvimento sustentável do mesmo.

Em seguida, os presentes formularam perguntas que foram respondidas pelos membros da mesa, sempre com o foco de preservar as nascentes na região. Ao término do evento, Frederico Nascimento seguiu para a Estância Sucre, nas imediações do município, onde realizou plantios de mudas em nascentes carentes de reflorestamento.

Assembleia em Tempo Real

11/12/2017

14:20 - Diretoria-Geral da Alego realizará workshop sobre gestão de contratos

13:55 - Dr Antonio pede isenção de IPVA para portadores de Xeroderma Pigmentoso

12:50 - Polícia Solidária, novo projeto da Alego, leva solidariedade e educação para crianças carentes

11:18 - Alego faz a alegria dos internos do Hospital Araújo Jorge hoje à tarde

10:39 - Reunião da CPI dos Combustíveis é encerrada

10:35 - Santana Gomes diz que órgãos públicos são fundamentais para sucesso da CPI

10:14 - Segundo José Nelto, CPI vai trabalhar para garantir direito dos consumidores

10:13 - Superintendente do Procon afirma que CPI dará resposta aos anseios dos goianos

10:10 - Diego Sorgatto apresenta projeto de lei em favor de usuários de marcapasso

10:00 - Santana Gomes abre reunião da CPI dos Combustíveis

09:52 - Presidente da CPI dos Combustíveis fala sobre convite feito a órgãos fiscalizadores

09:01 - Projeto obriga revendas de drones a informar regulamentação da Anac

08:08 - Maioridade penal é tema do próximo programa "Na Forma da Lei"

07:16 - Projeto obriga estabelecimentos a disponibilizar atendimento prioritário a autistas

06:48 - Início das atividades

08/12/2017

18:55 - Encerramento das atividades

18:32 - Deputado Francisco Jr realiza sessão solene de comemoração dos 20 anos da Comunidade Luz da Vida

17:28 - Projeto quer suspender licença das distribuidoras de combustíveis que praticarem cartel

16:18 - Tramita na Alego projeto que pune, com multa, casos de maus tratos a animais

15:13 - Bruno Peixoto propõe a criação do dia do Rio Araguaia

14:20 - Governo quer autorizar doação onerosa de área urbana ao município de Edealina

13:51 - Projeto propõe mensagens sobre uso indevido de álcool em ingressos de shows

12:52 - Joaquim Alves de Castro é o entrevistado do TCM Notícias

12:20 - Nova estrutura do Codemetro deve ser votada na próxima semana

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000.

Carregando...