Ícone alego digital Ícone alego digital

Dia do Conselheiro Tutelar

07 de Dezembro de 2017 às 15:56
Crédito: Ruber Couto
Dia do Conselheiro Tutelar
Homenagem a Conselheiros Tutelares
Conselheiros tutelares foram homenageados pela Assembleia Legislativa na 5ª-feira. Presidente da CCA, o deputado Carlos Antonio, disse que é o reconhecimento da Casa e da população.

A Comissão da Criança e do Adolescente da Assembleia, presidida pelo deputado Carlos Antonio (PSDB), realizou um seminário, na tarde desta quinta-feira, 7, às 13 horas, no Auditório Costa Lima da Casa.

A finalidade foi homenagear os 240 conselheiros tutelares do Estado, tendo em vista que dia 18 de novembro se comemora o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar. “ Entendemos que o Conselho é a melhor ferramenta na garantia de direitos das crianças e adolescentes. A solenidade de hoje teve como objetivo reconhecer a relevância do trabalho prestado por estes cidadãos de bem”, ressaltou o deputado Carlos Antonio.

O parlamentar completou dizendo que “ o nosso intuito também é chamar a atenção para a necessidade de mais investimentos na estruturação. É necessário que haja o reconhecimento por parte da população e que os conselheiros sejam agraciados com um curso de capacitação visando um atendimento ainda melhor”, afirmou.

Além do deputado e presidente da Comissão da Criança e do Adolescente na Casa de Leis, deputado Carlos Antônio, a Mesa foi composta pelas seguintes autoridades: Superintendente Executiva de Direitos Humanos Desenvolvimento Social da Igualdade Racial, Onaide Silva Santillo, na ocasião representando o governador Marconi Perillo; Coordenador do Centro Operacional da Infância e juventude do Ministério Público de Goiás, promotor Publius Lentulus Alves da Rocha; coordenadora do Centro Operacional da Educação do Ministério Público de Goiás, promotora Liana Antunes Vieira; chefe de Gabinete do vice-Governador do Estado de Goiás José Eliton,  Charles Antônio; Vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Kassia Miguel.

Segundo a Superintendente Executiva de Direitos Humanos, Onaide Silva Santillo, o trabalho dos conselheiros é muito sério, exaustivo, importante e exige um componente emocional grande. “ Eles estão sempre junto da sociedade para proteger as crianças e as famílias e também para denunciar maus tratos. Os conselheiros são elos de ligação entre a sociedade e a Justiça”.

O promotor de justiça, Publius Lentulus, anunciou que foi elaborado um curso emergencial de capacitação destinado aos conselheiros tutelares a fim de melhorar o atendimento. “ Não existe forma mágica para resolver todos os problemas dos conselheiros, porém precisa-se de um raciocínio lógico mediante a capacitação minimamente satisfatória”, explicou.

Publius Lentulus disse que o treinamento será semi-presencial, composto por cinco etapas totalizando cinco meses de duração. “Ele será promovido em Goiânia, e as inscrições poderão ser feitas a partir do dia 8 de janeiro de 2018”, finalizou.

Ao fim da reunião foram entregues placas em homenagem aos conselheiros.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.