Eliane Pinheiro conquista novos investimentos do Estado para a área da cultura

08 de Dezembro de 2017 às 07:24

Atendendo solicitação da deputada Eliane Pinheiro (PMN), o governador Marconi Perillo (PSDB) anunciou nessa quinta-feira, 7, a ampliação do número de bolsas para alunos do Instituto Basileu França. A bolsa garante repasse de 800 reais por mês e, até aqui, atendia apenas músicos da Orquestra Sinfônica Jovem. A partir de agora, serão contemplados também alunos de outras categorias de arte, como dança, circo e teatro.

Eliane assumiu essa bandeira, após conversa com o maestro Eliseu Ferreira, ex-regente do Coral da Assembleia Legislativa de Goiás e atual regente da Orquestra Sinfônica de Goiás. “Essa é uma iniciativa muito bonita e que serve de exemplo para o Brasil. Sem falar que confirma a sensibilidade incrível do nosso Governador. Impossível não reconhecer o pioneirismo do Governo Marconi na área da cultura”, ressaltou a parlamentar, que esteve no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na audiência em que foi feito o anúncio.

A deputada lembrou que, hoje, o Estado custeia 100 bolsas com recursos oriundos do Fundo Protege. “Agora serão 230. Criadas em 2005, elas foram fundamentais para projetar a Sinfônica Jovem (fundada quatro anos antes) pelo mundo. O grupo já se apresentou na Alemanha, Venezuela, Espanha e China. No ano que vem, participa de consagrados festivais de música clássica em Trancoso, com tudo pago, e em Campos do Jordão. Em dezembro de 2018, volta à China com metade das passagens subsidiadas”, frisa Eliane Pinheiro.

Também participaram da audiência: o maestro Eliseu; o regente da Sinfônica Jovem, Eliel Ferreira; e a diretora do Basileu, Loide Magalhães.

A seleção de bolsistas é feita anualmente. O programa está a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) e já financiou a formação profissional de jovens talentosos hoje espalhados pelo Brasil, ao exemplo do violoncelista Moisés Ferreira dos Santos, que é violoncelo solo do Teatro Municipal de São Paulo, e o irmão dele, Natanael Ferreira, que fez mestrado em viola na Universidade de Genebra. O atual regente da Sinfônica Jovem, Eliel, também teve os seus estudos custeados pela bolsa.

Outro assunto tratado na reunião entre a deputada Eliane, o maestro Eliseu, a diretora do Basileu França e o Governador foi o programa Rede de Orquestras, que tem cunho social e propõe a fundação de orquestras sinfônicas jovens em municípios do interior de Goiás. Apesar de o projeto ainda não ter sido lançado em caráter oficial, ele já está em execução em Itumbiara, Aparecida e Trindade. Em janeiro, deve começar a funcionar em Catalão, Caldas Novas e Anápolis. Serão 14 municípios até março. Os Itegos e colégios tecnológicos garantem suporte para estas orquestras.