Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Isaura Lemos defende Fundo da Agricultura Familiar

08 de Dezembro de 2017 às 09:59

A deputada Isaura Lemos, presidenta da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), recebeu esta semana, em seu gabinete, representantes de entidades e movimentos sociais de luta pela agricultura familiar que pedem agilidade na criação do Fundo Estadual da Agricultura Familiar. O encontro reuniu o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Camponês Popular (MCP), Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (FETRAF/FETAEG) e Comissão Pastoral da Terra (CPT). 

No dia 30, em audiência com o secretário de Estado da Casa Civil, José Carlos Siqueira, a parlamentar cobrou o compromisso feito pelo governo de criar o Fundo Estadual da Agricultura Familiar, no qual serão alocados inicialmente 20 milhões de reais com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e produção no campo. Na oportunidade, Isaura Lemos defendeu que seja preservada a terra dos quilombolas, por meio de sua inclusão no programa Terra Legal. De acordo com o secretário, o processo de criação do Fundo da Agricultura Familiar está em fase final de redação e deverá ser votado ainda este ano pela Assembleia Legislativa. 

Produção no campo – A criação do Fundo da Agricultura Familiar se arrasta desde 2016. Em março, durante audiência pública proposta por Isaura Lemos, o deputado José Vitti, representando o governador Marconi Perillo, assegurou que seria votado, ainda naquele ano, o projeto de lei que estabelece diretrizes para os assentamentos e destina 0,5% da arrecadação estadual aos movimentos pela reforma agrária no campo e na cidade. Desde então, os trabalhadores do campo e suas entidades reivindicam do governo apoio no que diz respeito à assistência técnica aos assentados da reforma agrária, infraestrutura e financiamento da produção agrícola. 

Com base em dados técnicos levantados pela Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana sobre os processos relativos aos assentamentos no Estado, a deputada Isaura Lemos defende que o fundo seja viabilizado o mais rápido possível, já que este trará benefícios para a economia goiana. “A sociedade precisa tomar conhecimento do trabalho das comunidades formadas por famílias beneficiadas pela reforma agrária; elas estão conseguindo manter uma produção diversificada de alimentos de boa qualidade, cultivados em pequena escala, mas que abastecem parte significativa do mercado consumidor dos municípios onde estão assentadas”.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.