Ícone alego digital Ícone alego digital

Adriana Accorsi quer evitar que consumidores paguem por água que não consumiram

15 de Dezembro de 2017 às 13:43

No projeto de lei nº 4986/17, a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) obriga as empresas responsáveis pelo abastecimento de água a instalarem bloqueadores de ar na tubulação dos imóveis, sempre que for solicitado pelo consumidor. O aparelho, instalado no hidrômetro, evitaria cobranças indevidas na conta de água. Apesar da obrigatoriedade da instalação, a empresa não precisará arcar com seu custo, que correrá às expensas do consumidor solicitante.

Explica a matéria que a água encanada é distribuída sob pressão. Sendo ela bombeada, seria comum a presença de ar dentro das tubulações, que ao passarem pelo hidrômetro aumentariam o valor da fatura em 20% a 30%. “O que não podemos aceitar é o fato de que o consumidor pague por este ar, imaginando ser água”, escreveu a parlamentar.

A elaboração da lei seria justificada ainda pelo fato das empresas em questão estarem ingressando à Justiça para impedir que consumidores instalem aparelhos de vedação de ar em suas residências, afim de obter uma cobrança mais justa. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.