Superintendente da Secima diz que propostas do PDI-RMG devem ser finalizadas no início de 2018

15 de Dezembro de 2017 às 10:25

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) está sendo palco, nesta sexta-feira, 15, da 2ª Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiás – PDI-RMG. O evento acontece por iniciativa conjunta do deputado Francisco Jr (PSD) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima). O evento está sendo realizado no Auditório Costa Lima.

Em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, o superintendente executivo de assuntos metropolitanos da Secima, Marcelo Safadi, explicou que a audiência tem como foco os prognósticos e as diretrizes. “Vamos expor o que pode acontecer caso nada seja feito e aquilo que pode acontecer dentro das nossas expectativas’, disse.

Ele disse que a oportunidade é de colocar as grandes questões e os grandes eixos de debates em foco, para tentar, junto aos prefeitos e a sociedade civil organizada, acordos metropolitanos. “Essa falta de combinação é o que fragiliza a gestão pública hoje no Brasil”, apontou.

Marcelo Safadi disse que mundialmente a questão metropolitana é avançada, enquanto no Brasil é apenas uma nomenclatura que em termos efetivos pouco têm contribuído. “É preciso dar ao termo o conceito de somatória de compartilhamento de gestão pública”, explicou.

O superintendente detalhou ainda que na parceria com a Assembleia já foi feita a revisão da Lei Metropolitana, promovida pelo deputado Jean (PHS). “Foi uma experiência interessante. O governo encaminhou o projeto do Conselho da Região Metropolitana (Codemetro) a esta Casa de Leis e aqui ele foi trabalhado, gerou polêmicas e controvérsias, e está enfim chegando em um bom termo o qual será encaminhado para votação”.

O Codemetro é o dispositivo que vai avaliar previamente o plano metropolitano e segundo Marcelo, “tudo que está sendo proposto é um novo tipo de gestão que sai da gestão vertical, na qual um decisão de cima atropela todas as debaixo, e começamos a experimentar as decisões baseadas em negociações”.

Por fim Marcelo Safadi, disse que a partir desta segunda audiência, que está sendo realizada nesta sexta-feira, é previsto que em janeiro e fevereiro de 2018 será um período de finalização das propostas. Logo após será realizada nova audiência pública para debater o macrozoneamento e por fim a elaboração do projeto de lei que deverá ser encaminhado à Alego entre março e abril de 2018.