Ir para o conteúdo principal

Reunião no INMETRO

A- A+

CPI dos Combustíveis

Presidente da Comissão, deputado Santana Gomes, visita Inmetro na manhã desta sexta-feira e anuncia pretensão de fazer diligências em postos de gasolina. O Procon acompanhou a reunião no órgão.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada para investigar suspeita de formação de cartel e de cobrança de preços abusivos por postos de combustíveis, pretende realizar diligências surpresas em alguns postos de combustíveis. A informação foi passada pelo presidente da CPI, deputado Santana Gomes (PSL), ao superintendente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), delegado de polícia civil, André Luis Abrão, durante visita oficial àquele órgão na manhã desta sexta-feira, 15.

Santana Gomes fez avaliação positiva da conversa que manteve com o superintendente do Inmetro no Estado de Goiás. “Mantivemos uma conversa enriquecedora, onde obtivemos esclarecimentos importantes de todas as atividades realizadas pelo Inmetro. Inclusive, o Dr. André foi feliz ao prestar esclarecimentos sobre o episódio pontual, ocorrido em Anápolis, em que sete fiscais do Inmetro foram detidos. Até porque a CPI pretende realizar um trabalho para punir corruptores passivos e ativos”, ressaltou o parlamentar.

Da reunião, na sede do Inmetro, no Setor Sul, participaram representantes do Procon Goiás, ao exemplo do gerente de fiscalização, Marcos Rosa. Ele adiantou que vai acompanhar a CPI dos Combustíveis em todas as visitas oficiais que for fazer. “Estamos trabalhando com determinação para contribuir ao máximo com essa Comissão, inclusive municiando-a com documentos”, frisou o gerente de fiscalização do Procon Goiás. Inclusive, adiantou que o órgão representa a Agência Nacional do Petróleo (ANP), em Goiás, e vai acompanhar a CPI nas diligências aos postos de gasolina, para verificar não apenas a questão do alinhamento de preços, mas também da qualidade do combustível vendido ao consumidor.

André Abrão recepcionou o deputado Santana Gomes, juntamente com sua equipe técnica. Cumprimentou o parlamentar pela iniciativa e se colocou à disposição para contribuir com a CPI no que estiver dentro das atribuições do Inmetro. Adiantou, inclusive, que estará sempre pronto para acompanhar a Comissão em diligências surpresas nos postos de combustíveis. “Entendemos que essa união entre os órgãos e instituições de defesa dos direitos do consumidor é muito importante, principalmente nesse momento em que ele está sendo bastante penalizado com os preços abusivos da gasolina”, colocou.

Ele ainda disse ao deputado que, quando titular da Delegacia do Consumidor (Decon) realizou um inquérito, em que indicia cinco proprietários de usina, presidente de uma distribuidora de álcool do Mato Grosso do Sul e vários donos de postos, inclusive o ex-presidente do Sindiposto, André Rocha, mas que o mesmo não teve o devido andamento no Judiciário. Com isso, Santana Gomes disse que vai apresentar requerimento solicitando uma visita oficial ao Poder Judiciário, para saber mais sobre essa questão de arquivamento de alguns processos. “Inclusive, a CPI pretende efetuar algumas prisões e queremos saber se o Judiciário vai soltar as pessoas que porventura prendermos”.

A CPI dos Combustíveis tem duas visitas agendadas para esta segunda-feira, 18. A primeira,  às 9h30, no Ministério Público Estadual; e, a segunda, logo após o término da primeira visita, por volta das 10h30, na Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás. 

Assembleia em Tempo Real

19/06/2019

19:02 - Encerramento das atividades

19:00 - Mineiros e Quirinópolis recebem Comissão de Finanças nesta 2ªfeira para debate sobre LDO

19:00 - Encerrada audiência em Rio Verde que debateu a LDO 2020

18:26 - Deputado Vinícius Cirqueira realiza debate sobre instalação de novos empreendimentos na bacia do Rio Meia Ponte

18:00 - CPI da Enel encerra trabalhos do semestre com audiência em Caldas Novas, no dia 24

17:10 - Karlos Cabral abre audiência que discute LDO 2020 em Rio Verde

17:00 - Escola do Legislativo ministra "Curso Qualidade no Atendimento ao Público"

16:32 - Reunião ordinária na segunda-feira, 24, irá revisar metas do Plano Estadual de Educação

15:33 - Lido em plenário, projeto da Governadoria autoriza créditos especiais à Goiás Turismo

14:05 - Governo veta projeto que altera Política Estadual de Prevenção à Violência Obstétrica em Goiás

13:20 - Projeto de Henrique Cesar propõe valorizar trabalho dos professores da rede pública do Estado

12:08 - Lucas Calil propõe a criação de estatuto de sistema cicloviário no Estado

11:25 - Encerrada audiência pública sobre a bacia do Meia Ponte

11:11 - Inhumas passa a fazer parte da região metropolitana de Goiânia

11:06 - Encerrada sessão especial que teve presença da ministra Damares Alves na Alego

11:00 - Ministra Damares lança oficialmente campanha contra suicídio e automutilação de jovens

10:52 - Cuidar do meio ambiente é uma questão coletiva, afirma deputado Lucas Calil

10:47 - Deputado Henrique Arantes critica decreto do Governador sobre bacia do Meia Ponte

10:38 - Procurador do MP agradece por honraria recebida e a parceiros de trabalho

10:29 - Secretária de Meio Ambiente defende decreto que altera licenciamento na bacia do Rio Meia Ponte, em audiência pública

10:08 - Lançada na Alego a Campanha Acolha com Carinho

10:03 - Revogação do decreto é um retrocesso, diz pesquisadora de Minas Gerais

10:01 - Jeferson Rodrigues entrega Medalha do Mérito Legislativo a homenageados

09:57 - Jeferson Rodrigues reforça discurso em defesa da família ao abrir sessão solene

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231.
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000. CNPJ: 02.474.419/0001-00.

Carregando...