Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Helio de Sousa recebe jornalista Jales Naves

15 de Dezembro de 2017 às 13:56
Crédito: Ruber Couto
Helio de Sousa recebe jornalista Jales Naves
Deputado Helio de Sousa recebe Jales Naves e discute elaboração de novas biografias

O deputado Helio de Sousa, do PSDB, recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 15, em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a visita do jornalista Jales Naves. Conversaram sobre política cultural, com destaque para as biografias que tem sido lançadas ultimamente, resgatando figuras importantes da política e da economia. O parlamentar elogiou a obra que o escritor escreveu sobre o ex-governador Otávio Lage, lançada em 2015. Jales é autor também do livro Cooperativismo de Crédito – Sua história em Goiás e seu protagonismo no Brasil”, em parceria com o advogado tributarista Jales Naves Júnior,lançado no dia 9 deste mês pela Editora Naves e Sicoob Goiás Central, e entregou um exemplar para o deputado.

O livro resgata “a trajetória rica, intensa, plena de ousadias e de muita determinação de seus dirigentes em superar obstáculos, organizar-se e conseguir resultados em suas iniciativas”, ressalta o autor. Foi quando criaram o Sicoob – Sistema Integrado de Cooperativas de Crédito do Brasil.

O atual modelo de Cooperativismo de Crédito existente em Goiás tem praticamente 34 anos. Surgiu em 1983 em Goianésia, com a Cooperativa de Crédito Rural dos Plantadores de Cana do Vale do São Patrício Ltda. (Coopercred). Implantada, logo se capitalizou, começou a prestar serviços financeiros ao seu quadro social e se mostrou viável. Com sua atuação, serviu de referência para as Cooperativas de produtores rurais também pleitearem ter o seu segmento de Crédito Rural, diante das dificuldades na área. Veio a Constituinte, a luta foi grande e o resultado maior ainda com a Constituição Federal de 1988: o Cooperativismo ganhou a sua autonomia frente ao Estado, até então controlador e fiscalizador de suas atividades; e o Cooperativismo de Crédito ficou livre de amarras oficiais, mas continuou ligado ao Banco Central, que fiscaliza permanentemente suas atividades.

Nos 27 anos do Sicoob Goiás Central “muito foi feito, muito se conquistou e hoje o sistema se apresenta bem estruturado, com pessoal qualificado e ramificado em praticamente todas as regiões. Já se constitui num instrumento de organização da poupança e de oferta de produtos e serviços financeiros em melhores condições para o seu quadro social”, completou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.