Ícone alego digital Ícone alego digital

Marquinho Palmerston propõe Política de Atenção à Saúde Bucal

15 de Dezembro de 2017 às 15:29

Tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei que institui a Política de Atenção à Saúde Bucal "Goiás Sorridente", que será promovida em evidência no mês de outubro. A matéria, protocolada com o número 5140/17, é assinada pelo deputado tucano Marquinho Palmerston.

A proposta tem os seguintes objetivos: ações de promoção, atenção prevenção e recuperação da saúde bucal; incentivar a ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito; reorganização da atenção básica em saúde bucal, principalmente das Equipes de Saúde Bucal na estratégia saúde da família; ampliação e qualificação da Atenção Especializada no atendimento Bucal. E ainda, implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias; incentivo a programas de educação da saúde bucal.

O deputado usou números da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada este ano pelo IBGE Brasil, para justificar seu projeto. “O Brasil tem 11% da sua população sem nenhum dente, o que corresponde a um montante de 16 milhões de pessoas. Entre as mulheres, essa porcentagem sobe para 13,3% e, entre os homens, cai para 8,4%. Das pessoas com 60 anos ou mais, 41,5% já perderam todos os dentes. E 22,8% dos brasileiros sem nenhuma instrução ou sem ensino fundamental concluído estão completamente desdentados. Além disso, 23% dos brasileiros perderam 13 dentes ou mais, e 33% usam algum tipo de prótese dentária”, apontou o parlamentar, que frisa que a saúde bucal deve ser tratada com seriedade, sendo responsabilidade do Estado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.